A terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe continua até o dia 9 de julho. A imunização, que protege contra três tipos do vírus: A (H1N1), A(H3N2) e B, está focando, neste momento, pessoas portadoras de comorbidades, portadoras de deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, forças de segurança e salvamento, trabalhadores portuários e forças armadas.
Entretanto, a Secretaria de Saúde está convocando todo o público que tem o direito de tomar a vacina contra a gripe, uma vez que o vírus da Influenza ainda faz vítimas em nosso país e trata-se de uma doença com um alto risco de morte. São eles: pessoas acima dos 60 anos, professores, crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas; e trabalhadores da saúde.
Todos que fazem parte da lista de vacinação devem procurar a USF – Unidade de Saúde da Família – de sua referência para tomar a dose; sempre das 13h às 15h30.
Posso tomar a Vacina da gripe com a da Covid-19?
Não é recomendada a aplicação das vacinas simultaneamente, uma vez que não há estudos sobre a administração dos dois imunizantes juntos. Se a data marcada para sua vacina contra Covid-19 for no mesmo período da gripe, priorize a da Covid-19 e espere um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a da gripe.