Governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e prefeito de Guaíra, José Eduardo Lelis, participaram da solenidade de inauguração
O Grupo Tereos, que mantém sete unidades industriais produtoras de açúcar, etanol e energia na região noroeste do Estado de São Paulo, recebeu, em 11 de março, o Governador do Estado, Geraldo Alckmin, para inauguração de armazém de açúcar e anunciou investimentos de R$ 60 milhões.
Além deles, estiveram presentes: o prefeito de Guaíra, José Eduardo Lelis, os secretários Arnaldo Jardim (Agricultura) e Rodrigo Garcia (Habitação), o prefeito de Tanabi, Cassiano da Silveira, o presidente do Hospital do Câncer de Barretos, Henrique Prata, deputados estaduais e federais e lideranças do setor.
O novo armazém de açúcar tem capacidade para estocar 80 mil toneladas de açúcar VHP a granel. Os R$ 60 milhões contemplam investimentos na capacidade de moagem e de produção de açúcar e, em equipamentos nas áreas industrial, agrícola e de cogeração de energia.
A Tereos vai ampliar em mais 2 milhões de toneladas a capacidade. Com isso, a capacidade total de moagem das unidades da Tereos no Brasil crescerá 10%, de 20 milhões para safra 2017/2018 saltando para 22 milhões de toneladas de cana para safra 2020/2021.
“A Tereos é o terceiro maior produtor de açúcar do mundo. O Brasil representa 20% do faturamento do grupo e por sua relevância no mercado mundial é estratégico para Tereos”, afirma Jacyr.
Para ajudar a fomentar o setor, o Governo do Estado vai reduzir o ICMS do etanol de 25% para 12%, diminuindo custos na logística do transporte de combustível no porto de Santos. “São mais de 60 milhões de investimentos aqui na usina de Tanabi, aumentando a capacidade de moagem e um novo sistema de armazenamento de açúcar. Então é um investimento muito importante”, disse Alckmin.
José Eduardo afirmou que essa é uma importante notícia para a agricultura e a economia do Estado. “A crise começa e perder força, com um princípio de recuperação econômica. Parabéns ao governador do estado e ao diretor da Divisão Brasil do Grupo Tereos e toda sua equipe”, afirmou.