Termina hoje prazo para escolas estaduais definirem os itinerários formativos

Com destaque para o Projeto de Vida, currículo mais flexível vai incluir novos aprofundamentos curriculares a partir de 2022

Cidade
Guaíra, 18 de agosto de 2021 - 09h44

Termina nesta quarta-feira (18) o prazo para as equipes escolares da rede pública estadual confirmarem a definição dos itinerários formativos a serem ofertados pelo Ensino Médio de São Paulo, a partir de 2022. As discussões entre supervisores, diretores, vice-diretores, professores coordenadores, professores e estudantes das escolas com turmas de ensino médio da rede se baseiam nos dados obtidos na manifestação de interesse, encerrada em julho, e na quantidade de turmas disponíveis em cada unidade.

A manifestação de interesse contou com participação de mais de 376 mil estudantes da 1ª série do ensino médio da rede pública estadual – 89% do público-alvo. Via Secretaria Escolar Digital (SED), os estudantes definiram os itinerários de maior interesse, conforme opções apresentadas pela Seduc-SP. Quatro delas nas áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), seis opções integradas, que apresentam combinações entre elas (Linguagens e Matemática, Linguagens e Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, além de Ciências Humanas e Ciências da Natureza).

Os estudantes também puderam manifestar interesse nos itinerários de áreas do conhecimento propostos pelo Novotec Expresso, que permite aprofundamento curricular e dois certificados profissionalizantes (em cursos relacionados à programação, design, dados, tecnologia, ciências sociais e comunicação, por exemplo), e o Novotec Integrado, que oferece a oportunidade do estudante sair com um diploma de curso técnico e com o do ensino médio, sem aumentar a carga horária (são 21 opções: Administração, Marketing, Logística, Recursos Humanos, Comércio, Finanças, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet, Serviços Jurídicos, Serviços Públicos, Guia de Turismo, Design Gráfico, Design de Interiores, Eventos, Nutrição e Dietética, Eletrônica, Eletrotécnica, Química, Análises Clínicas e Farmácia).

Na prática, a oferta desses aprofundamentos curriculares se dará, pelas escolas, em dois períodos: para a 2ª série, a partir do ano que vem, e para a 3ª série, em 2023.

Para o gestor do Ensino Médio de São Paulo, Gustavo Mendonça, “a oferta de um currículo mais flexível oferece a possibilidades de aprofundamentos fundamentais para o futuro profissional e o ingresso no ensino superior. É uma forma da escola fazer ‘mais sentido’ na vida estudantil, para otimizar os resultados de aprendizagem, reduzir a evasão escolar e inserir os estudantes no centro do processo escolar”, destaca.

 

Protagonismo estudantil

O Ensino Médio de São Paulo oferece conhecimentos específicos, conforme interesse individual, aliados a todos os componentes da formação geral básica previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em 2021, a proposta se tornou realidade para 460 mil estudantes da 1ª série da rede pública de ensino estadual, com a implementação de um novo currículo, que objetiva a formação integral do estudante, por meio também dos três componentes do Inova Educação – Eletivas, Projeto de Vida e Tecnologia e Inovação.


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