O município, desde 2017, através de seu Departamento de Posturas e Unidade de Controle de Vetores, tem insistido para que os donos de terrenos baldios façam a limpeza dos mesmos, livrando-os do mato alto, lixos e, por consequência, também os insetos indesejados.
“Aos poucos o cidadão entendeu que é preciso cuidar do que é seu, sem ter que esperar por um aviso ou notificação da Prefeitura. A cidade já ultrapassa os 5.000 terrenos vagos, seus donos são informados sobre os cuidados necessários via site de notícias da Prefeitura, Diário Oficial, imprensa escrita e falada e no carnê do IPTU”, informa o governo.
O setor explica que em qualquer época do ano é importante não usar de herbicida, mata-mato, sobretudo neste período sem chuvas, a fim de se evitar incêndios e queimadas, pois a fumaça é extremamente prejudicial para as pessoas, sobretudo aquelas com problemas respiratórios, bebês e idosos.
VEÍCULOS ABANDONADOS
Outra preocupação constante tem sido os veículos em “estado de abandono”. Desde 2017, foram retirados das ruas mais de 100 veículos notificados, alguns foram apreendidos. Atualmente, a Prefeitura monitora 12 veículos nesta situação, com apoio do Demutran, GCM e Polícia Militar.
“O Programa Vizinhança Solidária da Polícia Militar, apoiado pela Fiscalização de Posturas, reflete os resultados do enfrentamento aos problemas de carros abandonados e mato alto em terrenos não edificados, a limpeza dos lotes e a retirada dos carros ruas são benéficos para a segurança pública, por não servirem de acesso ou esconderijo de objetos e de marginais. Governo Certo, cuidando da segurança em saúde e segurança pública da cidade e de sua população”, completa.

