Theatro Pedro II recebeu o espetáculo de inclusão e arte do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça

Cidade
Guaíra, 28 de abril de 2024 - 09h29

Uma tarde inesquecível. A frase do Diretor de Assistência Social da Prefeitura de Ribeirão Preto, Renan Quirino, define a apresentação do espetáculo Raízes e Asas, na tarde de 24 de abril, que lotou do Theatro Pedro II de esperança e cidadania.

Os bailarinos da Usina da Dança, projeto desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, apresentaram-se para uma plateia formada, em grande parte, por pessoas assistidas pela rede de assistência social de Ribeirão Preto e que, em suas vidas, nunca tiveram a oportunidade de entrar em um teatro. 

Entre elas, pessoas em situação de rua referenciadas na Casa de Passagem, pessoas com deficiência; idosos assistidos pela rede de assistência social; adolescentes internados pela Fundação Casa e atendidos por medidas socioeducativas; famílias de assistidos referenciados pela política de assistência do município; mulheres vítimas de violência e que estão em acolhimento.

O espetáculo encheu os olhos dos espectadores ao abordar um tema tão caro ao público: nossas raízes e os vínculos que mantemos ao longo da vida.  É um desafio diário para os programas de inclusão social o fortalecimento de vínculos, e pertencimento.

Familiares dos alunos do IORM deixaram suas cidades rumo a Ribeirão Preto para aplaudir os bailarinos no teatro. O espetáculo também foi transmitido pelo canal do IORM na plataforma YouTube. Menos de 24 horas após a transmissão, a apresentação já somava 820 visualizações, potencializando o alcance da apresentação. 

Esta foi a segunda apresentação, sendo que a primeira ocorreu na metade de 2023, onde foi encenado o espetáculo Bela Adormecida, uma Fábula do Nosso Tempo.

A Secretária de Assistência Social do Município, Glaucia Berenice assistiu ao espetáculo e foi recebida pela fundadora do IORM, Josimara Ribeiro de Mendonça, pela coordenadora do Conselho do Instituto, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho e pelo gerente Executivo, Rafael Albuquerque Braghiroli.

A apresentação de Raízes e Asas é parte da programação das Disseminações Culturais O Bom e o Belo, uma realização do Instituto Ribeiro de Mendonça – IORM, Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto e do Grupo EPTV.

O espetáculo

Os ciclos da vida e da natureza foram a inspiração para o espetáculo Raízes e Asas, assinado pela coordenadora Artística do IORM, Valeria Pasetto, que reuniu cerca de 180 alunos dos quatro núcleos do IORM nas cidades de Guaíra, Orlândia, Miguelópolis e Ipuã. 

Apresentado no final de 2023 em turnê regional, o espetáculo é o resultado de um ano todo de aprendizado nas Oficinas de Arte Usina da Dança. Os alunos participam de todas as etapas da criação. O cenário contou com telões de alta definição.

“O espetáculo foi um presente para Ribeirão Preto.  Esta parceria entre a Secretaria de Assistência Social e o IORM fez a diferença e impactou tantas vidas.  Tivemos na plateia todos os serviços representados na assistência social. 

Foi uma tarde inesquecível. Pessoas que nunca pisaram no Theatro Pedro II tiveram a oportunidade de participar do espetáculo que enche os olhos e fala a nossa alma sobre um tema tão importante: nossas raízes.  São esses vínculos que precisamos tanto manter.

Quem atua na assistência social se depara com esse desafio diário de fortalecer vínculos, pertencimento, o sentimento de participar de uma comunidade, a um grupo, de fortalecer enquanto indivíduo para, juntos, garantirmos direitos. E o IORM faz isso de uma forma linda, leve e, ao mesmo tempo, muito impactante com crianças que estão desde pequenas, galgando o aprendizado não só da arte, mas também da cidadania.

E isso me emocionou muito. Tenho orgulho de dizer que participei do IORM por um período e sou testemunha do diferencial que o IORM faz na vida de centenas de pessoas, transformando vida pela arte, pela cultura, pelo conhecimento”.

Renan Quirino, Diretor da proteção Social Especial e Presidente do CMDCA.

“Esta foi a primeira vez que visitamos o Theatro Pedro II. Muita emoção. O espetáculo foi lindo. Viemos ver nossa neta dançar e só temos a agradecer”.

Thelma Francelin de Oliveira e Joceline Azevedo, Ipuã

“Um lindo espetáculo, que superou nossas expectativas. Muito organizado. Percebemos a qualidade do que é transmitido às crianças”.

Fabiana e Paulo Frighetto, Ribeirão Preto

“Nunca tinha visto a Usina da Dança no palco. Minha afilhada faz parte do Projeto.  Fiquei emocionada sobre a forma como conseguiram apresentar os ciclos da vida de um jeito tão poético e profundo”.

Amanda Landim, Ribeirão Preto

“Nossas crianças amaram assistir o espetáculo. A maioria delas nunca havia estado no teatro.  Foi importante para a cultura, para a educação e nos faz pensar, quem sabe, um dia, nosso projeto também poderá subir ao palco”.

Claudia Silva, assistente social do Projeto Sementes do Rio Pardo


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente