
Casou-se em 20 de dezembro de 1975 com a Professora Badia Jabour e tiveram 3 filhos, Lauriane, Marcel e José Neto. Como foi um médico muito zeloso e dedicado, com a finalidade de oferecer melhor qualidade dos seus serviços profissionais, frequentou e participou de vários congressos de cardiologia. Foi Diretor Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Guaíra. Como era uma pessoa muito querida, foi convidado a participar do meio político e em 1988, foi candidato a vice-prefeito na chapa liderada pelo Dr. Elydio Antonelli e não foram eleitos, perdendo o pleito para o candidato a Prefeito José Pugliesi e o vice Aloizio Lelis Santana.
Em 1992 voltou a disputar as eleições e dessa vez como candidato a Prefeito, tendo sido eleito com uma expressiva votação, a maior já conseguida por um candidato a Prefeito em disputa no Município, tendo como vice o Dr. Luiz Afonso Pignanelli. Temos que registrar que o Dr. Orlando Garcia Junqueira foi o único Prefeito eleito pelo povo sem ter passado pela Câmara Municipal, nos últimos 70 anos. No primeiro mandato exerceu o cargo de Prefeito nos períodos de 01/01/1993 a 24/01/1995 e 25/02/1995 a 31/12/1996. Em virtude de licença do Dr. Orlando Garcia Junqueira, assumiu o cargo de Prefeito o Dr. Luiz Afonso Pignanelli no período de 25/01/1995 a 24/02/1995. O Dr. Orlando mesmo exercendo o cargo de Prefeito Municipal, não deixou de exercer as funções de médico, conciliando as duas atividades com capacidade inquestionável. Também era dedicado a atividade pecuarista.

Em seu primeiro mandato, tirou licença no período de 25/01/1995 a 24/02/1995, tendo assumido o cargo de Prefeito Municipal, o Dr. Luiz Afonso Pignanelli, advogado, nascido em Bebedouro Estado de São Paulo no dia 27 de setembro de 1945. Filho de Gentil Luiz Pignanelli e Alexandrita Bernardo. Formou-se em técnico em contabilidade em Bebedouro onde também fez o Tiro de Guerra. Foi funcionário da Caixa Econômica do Estado de São Paulo e posteriormente do Banco do Estado de São Paulo (BANESPA), tendo sido designado para a agencia de Guaíra. Foi professor do Colégio Técnico Ouro Branco, dando aulas de inglês e concomitantemente estudava direito e formou-se como advogado em 1972. A partir do ano de 1978 passou a dedicar-se exclusivamente ao escritório de advocacia. Em 1982 candidatou-se a uma cadeira no Legislativo Municipal, tendo sido eleito o vereador mais votado do seu partido e o segundo mais votado na contagem geral.
Em 1988 foi reeleito, o vereador mais votado. Foi Presidente da Câmara Municipal nos anos de 1989 e 1990, tendo instituído a colocação de placas alusivas a cada legislatura no Plenário da Câmara Municipal para manutenção da memória politica de cada legislatura. Em 1992 integrou a chapa composta por Dr. Orlando Garcia Junqueira como candidato a Prefeito e ele o candidato a Vice-Prefeito, onde foram vitoriosos com ¾ de toda a votação. No curto período em que foi Prefeito Municipal, determinou a junção de esforços entre as Policias Civil, Militar e Municipal onde ocorreu uma fiscalização rigorosa de veículos que adentravam à cidade, onde eram revistados, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e atividades ilícitas. Dr. Luiz Afonso Pignanelli foi casado com o a senhora Ivone Zemi Ferreira Garcia e tiveram três filhos ( Ivana, Tatiana e Luiz Afonso Junior ). Faleceu em 13/06/1996. O Dr. Luiz Afonso Pignanelli foi um advogado muito competente e exerceu seus mandatos públicos com dedicação conciliando as suas atividades de advogado e politico. No ano 2.000, o Dr. Orlando Garcia Junqueira foi candidato a Vice-Prefeito na chapa encabeçada pelo senhor José Pugliesi ( Minininho ), onde foram eleitos para cumprir mandato no período de 01/01/2001 a 31/12/2004. Infelizmente o senhor José Pugliesi não pode assumir o cargo de Prefeito Municipal por motivo de saúde. Devido a enfermidade do senhor José Pugliesi, o Dr. Orlando Garcia Junqueira tomou posse como Prefeito Municipal em 01/01/2001.
Em 06/01/2001 o senhor José Pugliesi faleceu e o Dr. Orlando Garcia Junqueira foi mantido definitivamente no cargo de Prefeito Municipal. Por ironia do destino o Dr. Orlando Garcia Junqueira também faleceu no exercício do mandato, em 08/11/2002. Com a morte do Dr. Orlando Garcia Junqueira assumiu o cargo de Prefeito Municipal o senhor José Carlos Augusto que era o Presidente da Câmara Municipal. Em virtude da vacância do cargo de Prefeito Municipal de Guaíra, foi realizada nova eleição e o senhor José Carlos Augusto foi eleito Prefeito Municipal, tendo como Vice-Prefeita a senhora Badia Jabour Junqueira, esposa do Dr. Orlando Garcia Junqueira.
Em 14 de março de 2003 foi dado posse ao Prefeito e Vice-Prefeita eleitos para cumprir mandato até o dia 31/12/2004. Como na eleição complementar o senhor José Carlos Augusto já estava exercendo o cargo de Prefeito Municipal, cumpriu mandato ate 31/12/2004. O período de mandato da Vice-Prefeita Badia Jabour Junqueira foi 14/03/2003 a 31/12/2004. O Dr. Orlando Garcia Junqueira foi um médico cardiologista conceituado, que atendeu a população guairense com dedicação e maestria demonstrando capacidade e ética. Pode-se dizer que muitas vidas foram mantidas pela intervenção do Dr. Orlando, pois a sua especialidade era muito procurada em virtude de cuidar do principal órgão do corpo humano. Foi um Prefeito dedicado, honesto e fiel cumpridor de suas obrigações como homem público, livre de qualquer ação ou intervenção que questionasse a sua idoneidade enquanto Prefeito. Tive o prazer de trabalhar diretamente com o Dr. Orlando durante os 69 meses em que esteve à frente do Executivo Municipal, onde pude presenciar todos as suas virtudes. A sua morte prematura trouxe um vazio imenso para a saúde pública e os meios políticos. Com certeza Guaíra perdeu um politico honesto, capaz e muito querido pela população e a sua ausência está fazendo muita falta nos meios políticos e como médico cardiologista.
JOÃO JOSÉ ASSIS LEITE.

