TRIBUTO AO PREFEITO ADNAER BARROS LELIS

Adnaer Barros Lelis, nasceu em Guaíra, em 01/09/1943, filho de Antônio Nogueira Lelis e Dirce Barros Lelis, é casado com a senhora Edna Coscrato Lelis e são seus filhos, José Eduardo, Adriana e Maira.

Cidade
Guaíra, 13 de outubro de 2023 - 12h26

   Ocupou o cargo de Prefeito Municipal no período de 18/03/1987 a 31/12/1988. Foi Presidente da APAE, Vice-Presidente do Sindicato Rural de Guaíra, Vice-provedor da Santa Casa de Misericórdia de Guaíra, Confrade Vicentino da Conferência, Empresário Rural, fundador e presidente da COAGRE – Cooperativa dos Agricultores de Guaíra e Região. Foi vereador por 3 legislatura e foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada pelo Dr. Fábio Talarico em 1982. Em virtude da enfermidade e falecimento do Dr. Fábio Talarico assumiu o comando da Prefeitura Municipal em 18 de março de 1987 permanecendo até 31 de dezembro de 1988.

Como Prefeito deu continuidade aos programas e planos traçados pelo Dr. Fábio Talarico. Na área de saúde, concluiu as obras do Centro Médico Odontológico Dr. José Vilela Junqueira, Posto Médico Odontológico Sebastião Rabelo Queiroz e Posto Médico Odontológico Tarcisio Barini, localizado no bairro Vivendas do Bom Jardim.

Construiu o Posto Médico Odontológico do bairro isolado de São José do Albertópolis (Guaritá), e a aquisição de uma ambulância. Com a vinda do paisagista Burle Marx a Guaíra, sem nenhum custo para a Prefeitura, foi apresentado ao Dr. Fábio Talarico o projeto para melhoramento paisagístico do Parque, o que foi iniciado pelo mesmo. Com a morte do Dr. Fábio Talarico, coube ao Adnaer a continuidade para implantação do referido projeto. 

Como  no projeto havia o plantio de muitas árvores, algumas espécies acabaram sendo rejeitadas pelo ambiente, o que foi solucionado com a contratação da guairense Marta Lelis Saito, que hoje mora nos Estados Unidos, também paisagista competente, que muito ajudou na execução do projeto idealizado por Burle Marx. Adnaer também ampliou o auxílio financeiro à Santa Casa de Misericórdia de Guaíra.

Adquiriu e regularizou a área para funcionamento da lagoa de estabilização para tratamento de esgoto, próximo ao conjunto João Vacaro. Instalação da agência do correio no Guaritá. Perfuração do poço artesiano localizado na avenida 5 com a rua  24, dobrando a capacidade de abastecimento da cidade. Conclusão das obras ao CEPAR. Participação na construção da subestação da CPFL, dobrando a capacidade de energia elétrica do Município.

Conclusão das obras do conjunto habitacional mutirão II e inicio dos procedimentos burocráticos para construção do residencial mutirão III ( Etelvina Santana da Silva ). Construção da pré-escola e praça do conjunto habitacional Fábio Talarico com quadra de esporte. Construção do Conjunto Poliesportivo Ramize Elias. Conclusão do conjunto habitacional Mário Garcia da Costa e preparação burocrática para construção do conjunto Aniceto Carlos Nogueira. Remodelação da Praça da Vila Nossa Senhora Aparecida com banheiros e fonte luminosa. Ampliação e melhoramento no cemitério municipal.

Conseguiu junto ao DER, o recapeamento da SP-425, da Ponte do Rio Pardo até Guaíra. Construção da Escola Padre Mario Lano. Instalação da Segurança Pública Municipal (SPM ), hoje Guarda Civil Municipal, dotada de automóveis, motos e sistema de comunicação e sede própria. Instalada a  SPM, foi montada uma vigilância conjunta entre a Polícia Militar e a SPM, que consistia numa  ação onde na viatura a vigilância era levada a efeito por um guarda civil e um guarda militar, o que chamavam de ¨Cosme e Damião ¨.

O seu primeiro comandante foi o então Tenente  Mendonça, hoje Coronel Mendonça, que também comandava a Polícia Militar. Entregou à população, a estrada vicinal Cap. José Custódio de L. e Silva, que liga Guaíra a Ipuã, conquista do Prefeito Fábio Talarico e do Deputado Waldemar Chubaci. Duplicação da avenida José Cavenague até o trevo das Antas, com canteiro central de escoamento de águas pluviais.

Conclusão dos procedimentos e aquisição de equipamentos para instalação total do Centro de  Processamento de Dados da Prefeitura Municipal de Guaíra, onde coube ao servidor público Lázaro Alves de Lima ( naquela época o Lazinho da Token era funcionário da Prefeitura ), que  muito jovem assumiu a coordenação dos trabalhos para funcionamento do CPD. Aquisição de 2 ônibus para o transporte de alunos rurais.

Pavimentação asfáltica do bairro Fábio Talarico e  mutirão I. Reformas na APAE e na Creche Josefina R. Caligaris. Construção do bloco administrativo da Cidade dos Meninos. Reforma geral do prédio da polícia civil e militar. Reforma da Escola Dalva Lelis G. do Prado. Ampliação do transporte de alunos rurais com a aquisição de 2 ônibus. Recapeamento asfáltico de 20.000 metros quadrados de ruas e avenidas da cidade. Convênio com o Hospital de Base de São José do Rio Preto para  atendimento às pessoas carentes.

Construção de creche para atendimento às crianças dos Mutirões I e II. Construção da praça do Centro Médico Odontológico José Vilela Junqueira.Construção de 2 quadras poliesportivas e quadra de tênis no Parque Maracá, com iluminação. Realização da 6ª FAIG. Instalação do chafariz da lagoa do Parque Maracá em homenagem aos produtores irrigantes do Município. Procuramos aqui citar as principais realizações levadas a efeito por Adnaer Barros Lelis, tendo ocorrido outras de relevantes interesses da população. Adnaer Barros Lelis é um homem simples, que durante o período em que foi Prefeito dirigiu a  Prefeitura com muita capacidade e experiência trazida como empresário rural bem sucedido.

Com poucos estudos, tinha uma capacidade administrativa muito evidente, que era coroada de  êxito, pois no pequeno período ( 21 meses ) em que esteve no comando do Poder Executivo Municipal, deixou sua marca como administrador de sucesso e muitas obras e serviços de relevante importância para a municipalidade. Sempre foi muito espontâneo e brincalhão na vida cotidiana, mas foi um Prefeito sério, cumpridor de suas obrigações que deixou marcas importantes para o crescimento e desenvolvimento de nossa querida Guaíra.

JOÃO JOSÉ ASSIS LEITE


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente