
Conta os mais antigos que para aquisição de maquinas pesadas, teve que ter o aval do senhor Antônio Avelino Lelis ( conhecido como Tuniquim Lelis ), para efetivar as compras. Em 1965 foi criado o ICM – ( imposto sobre circulação de mercadorias, hoje ICMS), que passou a ser distribuído aos Municípios. A partir da chegada dos recursos do ICM, o Dr. Waldemar Chubaci teve melhores condições para colocar em pratica o seu plano para Guaíra
Como Prefeito promoveu a cessão do serviço de telefonia que era responsabilidade do Município para a Cia de Telefones do Brasil Central (CTBC). Naquela época o serviço de telefonia era um serviço que o Município prestava à população, mas que era muito deficitário, motivo pelo qual houve a necessidade de ceder a uma empresa do ramo de telefonia, para melhorar o atendimento à população.
Adquiriu a primeira pá carregadeira para manutenção das estradas municipais, promoveu a remodelação da Praça São Sebastião, construção da Praça dos Estudantes, construção da Praça do bairro Senhor Bom Jesus da Lapa, construção da Praça da Vila Nossa Senhora Aparecida. Devido às dificuldades financeiras e burocráticas da época, criou o programa administrativo Integrado para melhorar o serviço contábil, de registros da Prefeitura e assessoramento para estabelecimento de programas e metas para o futuro, para tanto, contratou o Instituto Brasileiro de Administração Pública (IBAM), do Rio de Janeiro, que colocou em prática a modernização do serviço público o que foi dado continuidade pelo Dr. Aloizio Lelis Santana. Adquiriu a área do Parque Maracá para implantação do lago e toda a área verde que contempla esse cartão de visitas de nossa cidade. Promoveu a criação da Feira Agroindustrial de Guaíra (FAIG), cujas realizações foram levadas a efeito pelos Prefeitos sucessores.
Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, cujo Governador era Paulo Egydio Martins, que era amigo pessoal do Dr. Waldemar Chubaci, construiu o novo Prédio da Santa Casa de Misericórdia de Guaíra, com móveis e equipamentos. Realizou a iluminação do Estádio Municipal José Zuquim Nogueira, quando a Associação Atlética Guaírense disputava uma das divisões do campeonato paulista de futebol. Promoveu a abertura e instalação do poço artesiano da Caixa Dagua, construiu a Casa de Cultura João Augusto de Melo, construiu o Centro Social Urbano de Guaíra, com o apoio do Governador Paulo Egydio Martins. Construiu a Creche D. Bepa ( Josefina R. Caligaris ). Conseguiu junto ao Governo do Estado de São Paulo, o asfaltamento da estrada que liga Guaíra ao Rio Pardo e a nova ponte sobre o rio pardo, que serve a travessia entre os Municípios de Guaíra e Barretos.
Dos políticos guairenses, o Dr. Waldemar Chubaci foi o que mais projeção teve no cenário estadual e até a nível federal. Foi deputado à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, por 3 mandatos, eleito em 1978, 1982 e 1986.
Participou das diretas já, quando foi eleito para Presidente das República Tancredo Neves. Integrou o movimento juntamente com Fernando Henrique Cardoso, Mario Covas, Ulisses Guimarães, Franco Montoro e outros de renome que abraçaram a causa. Como Deputado Estadual conseguiu a pavimentação das estradas do Rosário ( Joaquim Garcia Franco ) que liga as rodovias SP-345 e SP-425 bem como a estrada Capitão José Custódio de Lellis e Silva, que liga o Município de Guaíra e Ipuã, quando foram Prefeitos o Dr. Fábio Talarico e Adnaer Barros Lelis. Conseguiu a transferência de localização da hidrelétrica de Porto Colômbia de jusante do rio pardo para montante do mesmo, o que proporcionou uma economia de mais de 10.000 alqueires de terras férteis essencialmente agrícolas do Município de Guaíra e Municípios vizinhos.
Como Deputado Estadual foi a voz de Guaíra junto à Assembléia Legislativa e o Governo do Estado de São Paulo, sempre acompanhando os Prefeitos e Vereadores quando na realização de audiências para obtenção de recursos para o Município de Guaíra, para construção de casas populares, obras, assistência às entidades, serviços essenciais etc. Foi agraciado com a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo, por relevantes serviços prestados à capital paulista.

No primeiro mandato (1964 a 1969), o Dr. Waldemar Chubaci tirou uma licença no período de 27 de junho de 1966 até 11 de agosto de 1966, para tratamento de saúde. No período de 28/06/1966 a 11/08/1966, assumiu o cargo de Prefeito o senhor Antônio Garcia, mais conhecido como Tonico Garcia, em decorrência do falecimento do Vice-Prefeito, senhor Joaquim Silvério de Oliveira. O senhor Antônio Garcia nasceu em 26/03/1919 em Santana dos Olhos D´Agua ( Ipuã), mudou-se para Guaíra em 30/01/1931. Ingressou no serviço público municipal como fiscal, no dia 22 de junho de 1942 e logo em seguida assumiu o cargo de Secretário da Prefeitura. Ocupou uma cadeira no Legislativo Municipal de Guaíra no período de 1956 a 1977, como vereador , tendo ocupado o cargo de Presidente da Câmara.
Após deixar o cargo de Secretário da Prefeitura montou um escritório de serviços gerais, logo depois estabeleceu-se como cerealista e em seguida montou uma imobiliária. Como empresário do ramo imobiliário promoveu o loteamento das Vilas Senhor Bom Jesus da Lapa, Nossa Senhora Aparecida e Jardim Alegria. Também teve participação no loteamento Eldorado. Foi um dos fundadores do Grêmio Literário e Recreativo XVIII de Maio. Por 10 anos foi Secretário da Legião Brasileira de Assistência (LBA). Faleceu em 19 de maio de 1993. A sua curta passagem pela chefia do Executivo não lhe deu oportunidade de apresentar obras e serviços, mas tomou em suas mãos a administração do Município com firmeza, entregando com responsabilidade o expediente da Prefeitura ao titular em ordem e com a certeza da missão cumprida.
O Dr. Waldemar Chubaci, em seu segundo mandato (1973 a 1977), quando estava em uma missão em São Paulo, no Palacio dos Bandeirantes, nas solenidades do aniversário da cidade de São Paulo, teve um infarto tendo que ser socorrido e submetido a uma cirurgia de ponte safena. Em virtude do ocorrido teve que se afastar do cargo de Prefeito Municipal e no dia 26 de janeiro de 1977, assumiu o cargo de Prefeito Municipal o senhor José Adalberto Lelis Garcia, que era o Vice-Prefeito.

A família do senhor José Adalberto Lelis Garcia, que era proprietária da Fazenda Antas, fez a doação de uma área que muito significou para o crescimento da cidade de Guaíra.
Portanto, cabe-nos ressaltar que nestes 8 anos de mandato do Dr. Waldemar Chubaci, o Município foi conduzido por ele, por Antônio Garcia e José Adalberto Lelis Garcia, pessoas de incontestáveis lisuras e condutas, que no período trabalharam para o desenvolvimento e crescimento de Guaíra, servindo como ponto de partida e sequências benéficas para a administração pública.
JOÃO JOSÉ ASSIS LEITE.


