Tudo é dislexia? Especialistas esclarecem principais dúvidas sobre alfabetização

Com dados atuais e linguagem acessível, livro reúne temas como letramento, consciência fonológica e preconceito linguístico

Cidade
Guaíra, 31 de outubro de 2025 - 10h21

Por que as crianças espelham as palavras? Como o cérebro atua na aquisição da leitura e da escrita? É possível aprender a ler sem ir à escola? Essas e muitas outras dúvidas que permeiam o cotidiano dos alfabetizadores ganham espaço em Perguntas e respostas sobre alfabetização, lançamento da Cortez Editora. A obra é assinada por quatro especialistas em linguagem: Rossana Ramos, pós-doutora em Linguística; Isabela Barbosa do Rêgo Barros, doutora em Letras; Renata Fonseca Lima da Fonte, pós-doutora em Linguística; e Flávio Rômulo do Rêgo Barros, especialista em Alfabetização e Letramento e mestre em Ciências da Linguagem. 

Com base em ampla vivência acadêmica e prática docente, os autores constroem um diálogo direto com o professor alfabetizador, respondendo de forma acessível e fundamentada às principais questões do processo de ensino da leitura e da escrita. O conteúdo percorre desde as diferenças entre alfabetização e letramento até temas como consciência fonológica, psicogênese da escrita, métodos de ensino, jogos e tecnologia. O formato em perguntas e respostas aproxima o texto da realidade da sala de aula e convida à reflexão sobre os desafios e as possibilidades do ensinar e aprender. 

Entre as perguntas instigantes que compõem o livro, estão: Como alfabetizar pela psicogênese da escrita e da leitura?, Quando e como o processo de aprender deve começar?, Quais os erros ortográficos mais comuns nas fases iniciais?, Será que tudo é dislexia? e Como lidar com o preconceito linguístico na alfabetização?. As respostas, embasadas em teorias atuais e experiências de pesquisa, apontam caminhos para práticas mais conscientes, inclusivas e transformadoras. 

Diante do iletrismo no Brasil, os pesquisadores defendem o fortalecimento da formação do professor alfabetizador como passo essencial para reduzir as disparidades educacionais. Os autores se baseiam em dados como a taxa de analfabetismo entre pessoas pretas e pardas com 15 anos ou mais, que ainda é de 7,4%, mais que o dobro da verificada entre brancos (3,4%). Segundo o IBGE, a desigualdade regional também é marcante: o Nordeste concentra 55,3% da população analfabeta do país, um cenário que, na visão dos especialistas, precisa ser mais bem compreendido.  

Perguntas e respostas sobre alfabetização é um convite ao diálogo entre teoria e prática. Com linguagem envolvente e exemplos reais, a obra valoriza o papel do educador como agente de mudança e reafirma que ensinar a ler e a escrever é também um ato político e social. Um gesto de compromisso com a equidade, a cidadania e o futuro do país. 

Ficha técnica  

Título: Perguntas e respostas sobre alfabetização
Autoria: Rossana Ramos, Isabela Barbosa do Rêgo Barros, Renata Fonseca Lima da Fonte e Flávio Rômulo do Rêgo Barros
ISBN: 978-65-5555-574-5 
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 240 
Preço: R$ 81,00
Onde encontrar: Amazon 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente