A secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, coordenada pelo secretário Laércio Lourenço Lelis e o DEAGUA (Departamento de Água e Esgoto de Guaíra), dirigido por Lucas Froner; estão fazendo o monitoramento preventivo do nível do Ribeirão do Jardim desde o início de abril. Eles estão acompanhando o percurso desde a nascente até a captação de água pela ETA, Estação de Tratamento de Água com o objetivo de analisar o nível do ribeirão para que não venha a faltar água para a população diante da nova estiagem que atinge a região.
Recursos hídricos na agricultura
Com a participação de produtores rurais, representantes do Sindicato Rural e técnicos do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo) e com intermediação da prefeitura, foram realizadas duas importantes reuniões para definição da forma de utilização dos recursos hídricos do ribeirão para a agricultura. Os produtores estão no período de irrigação do segundo plantio do ano. Demonstrando compreender a situação e a gravidade do momento, uma vez que praticamente há 70 dias não ocorrem chuvas significativas no município, os agricultores, supervisionados e orientados, organizaram um sistema de rodízio, alternando entre as propriedades a utilização do manancial para a irrigação de suas áreas. Com isso, o nível do Ribeirão do Jardim, no trecho acima da captação, manteve-se em condições sustentáveis tanto para a agricultura, animais e peixes quanto para o abastecimento humano. O rodízio termina no próximo dia 15 de junho, quando encerra-se o período de irrigação dos plantios.
Outra importante medida adotada nestas reuniões entre o governo municipal e os produtores rurais daquela área é de não realizar o plantio da terceira safra do ano.
Proibição
Já a partir do dia 1º de julho, por determinação do DAEE não poderá haver nenhuma retirada de água do Ribeirão do Jardim do trecho acima da captação da ETA para fins agricultáveis e isso será fiscalizado tanto pela Secretaria de Agricultura do município, como pelo DEAGUA e pelos fiscais do Governo do Estado.
Consumo acima da média
Ao relatar todas as medidas, a prefeitura convoca a população a colaborar com a economia de água. Pelo consumo aferido pelo DEAGUA, os cidadãos utilizam, em média, 300 litros de água por pessoa, diariamente. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 50 litros por pessoa, para não haver desperdício. A média brasileira de consumo de água por pessoa é de 187 litros por dia; ou seja, o consumo em Guaíra está muito acima do nível aceitável.