Unidades de Saúde continuam sofrendo com falta de infraestrutura

Cidade
Guaíra, 10 de fevereiro de 2016 - 10h08

Os problemas vão desde portas e janelas quebradas à falta de ventiladores e outros móveis. Na última semana, uma paciente ficou presa dentro do banheiro de uma UBS por consequência da maçaneta quebrada

 

Desde setembro do ano passado, funcionários, pacientes e vereadores reclamam que as Unidades Básicas de Saúde de Guaíra estão sofrendo com a falta de equipamentos básicos e com suas estruturas comprometidas.

A Unidade do Bairro Vila Aparecida é um exemplo, pois possui uma porta com vidro quebrado há quase um ano, desde quando foi invadida por bandidos, além da precariedade com seus móveis.

Já o posto do Jardim Eliza, além das rachaduras nas paredes, no início do ano a caixa d’água estragou e vários pontos do local ficaram com goteiras durante algumas semanas, até o problema ser resolvido. Algumas portas também estão com defeitos e na última semana uma paciente chegou a ficar presa dentro do banheiro, pois a maçaneta estava quebrada há tempos.

Ao questionar a secretaria de saúde, a diretora da Atenção Básica, Silvana Lima, respondeu que a compra de móveis está sendo providenciada. “Já está sendo feita a reforma de mobiliários nas Unidades do Vivendas e do Tonico Garcia. Logo começaremos em mais duas unidades, vamos mandar para empenho, provavelmente Jardim Eliza e Vila Aparecida, que vemos que está mais ‘gritante’”, destaca.

De acordo com Silvana, o problema com a falta de produtos de higiene e equipamentos também será solucionado em breve. “Para equipamentos e produtos, copos e papel higiênico, já está sendo feita a licitação e logo será regularizado”, expõe.

Segundo a secretária de saúde, Jussara Soler, não há falta de materiais necessários. “Nós corremos atrás para colocar copos e papéis higiênicos nessas unidades. Não é questão de falta, mas não houve essa distribuição e estamos também tentando evitar desperdícios.”

Sobre a reforma nas estruturas das Unidades, Jussara justificou que que algumas não foram feitas no final do ano por consequência das chuvas.

Porém, a diretora da Atenção Básica confirmou que os postos dos Bairros Nádia e Jardim Eliza serão os próximos a receberem melhorias. “Tem duas unidades que passarão por reforma, mas isso está com a engenharia, que está estudando para ver como faremos essa reforma, do Nádia e do jardim Eliza”, conclui Silvana.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente