Uma tarde de aplausos e emoção marcou a apresentação do espetáculo “Travessias” no Teatro Municipal de Ribeirão Preto. Realizado por meio de uma parceria entre o Ministério da Cultura, o Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM), o evento reforçou a democratização do acesso à arte e à cultura, levando uma experiência inclusiva e de alta qualidade para a comunidade.
O espetáculo, com entrada gratuita, reuniu cerca de 500 pessoas na plateia. Um público diversificado e representativo, formado por alunos das escolas municipais de ensino fundamental Eneida Pereira dos Santos Aguiar, Professor Jarbas Massulo, Professora Maria Ignez Lopes Rossi e Sebastião de Aguiar Azevedo, de diferentes regiões da cidade. Além da rede de ensino, o público contou com pessoas assistidas por instituições como o HC Solidário, Casas de Passagem para Pessoas em Situação de Rua, entidade de Acolhimento Terapêutico para Mulheres em Tratamento de Dependência Química, Centros de Referência em Assistência Social e o Serviço de Convivência de Idoso de Sertãozinho.
“Acreditamos na dança como um lugar de inclusão, de diversidade, um lugar para todos. Essa é a beleza da transformação do ser humano, por meio da dança, de diversas linguagens artísticas integradas”, explicou a coordenadora artística do IORM, Valéria Pasetto. O espetáculo, que já havia sido apresentado nos palcos de Orlândia, Guaíra, Ipuã e Miguelópolis em 2024, ganhou uma nova coreografia para a apresentação em Ribeirão Preto, mostrando sua força e capacidade de emocionar. A performance contou com a participação da Cia. Usina da Dança, núcleo artístico do IORM em Ribeirão Preto, com seu corpo estável de seis bailarinos.”
O evento foi aberto com a participação da Cisne Negro Cia. de Dança, que se apresentou o número “Four Seasons For Three”. Coreografada pela americana Maria Caruso, a peça é inspirada na releitura de Max Richter das Quatro Estações de Vivaldi, capturando as transições da natureza através de texturas, formas e velocidade coreográficas, e refletindo o profundo vínculo artístico da coreógrafa com a companhia.
Moção de aplauso da Câmara de Ribeirão Preto
O impacto da iniciativa foi reconhecido publicamente com a entrega de uma moção de aplauso ao IORM, Usina da Dança e Cia. Cisne Negro pelo vereador Igor Oliveira, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto. A homenagem, entregue à fundadora do IORM, Josimara Ribeiro de Mendonça, destacou o valor de levar o acesso à cultura à comunidade ribeirão-pretana e contou com a presença do vereador Maurício Gasparini, na plateia.
Ao final do espetáculo, a fundadora do IORM foi homenageada com flores, em retribuição ao compromisso da instituição com a transformação social. O evento contou com a presença de lideranças do IORM, como a coordenadora do Conselho Deliberativo, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho, as conselheiras Mônica Righi e Denise Sacco, além do gerente Executivo, Rafael Albuquerque Braghiroli, da própria coordenadora artística, Valéria Pasetto e da captadora de Recursos, Célia Piai.
A apresentação foi amplamente noticiada pela mídia local e regional, reforçando o poder da arte para assegurar a inclusão. A realização do espetáculo em Ribeirão Preto demonstra o compromisso do IORM em expandir sua missão de formar indivíduos criativos e críticos, ampliando seu repertório e visão de mundo em diferentes contextos culturais e sociais.