Uso de linha cortante em pipas é crime e põe vidas em risco

Cidade
Guaíra, 18 de julho de 2025 - 09h18

A Prefeitura de Guaíra, por meio do Departamento de Posturas, está reforçando a fiscalização para coibir o uso de linha chilena, cerol e materiais cortantes em pipas. A prática, além de proibida por lei (Lei Estadual nº 17.201/2019 e Leis Municipais nº 1.770/1997 e 2.920/2019), é considerada crime e coloca vidas em risco.

Equipes de fiscalização estão atuando em pontos estratégicos da cidade para identificar e autuar infratores. O cerol, uma mistura de cola e vidro moído, transforma linhas de pipa em armas perigosas, capazes de causar ferimentos graves e até mortes, principalmente em motociclistas, ciclistas e pedestres.

Denuncie!

A população tem um papel crucial nessa campanha de segurança. Qualquer uso de linha cortante deve ser imediatamente denunciado pelos canais: Guarda Civil Municipal (GCM): 199 e Polícia Militar (PM): 190

Além dos Riscos Pessoais: Danos à Infraestrutura e ao Meio Ambiente, o cerol também prejudica redes elétricas e de telecomunicações, causando. Quedas de energia, interrupção em serviços essenciais (hospitais, comércio, comunicação), prejuízos ambientais, como mutilações e mortes de animais silvestres.

A fiscalização está atuante, mas a conscientização da população é fundamental. Pipas devem ser uma diversão segura e responsável. Não use cerol, denuncie quem usar e evite tragédias!

Respeite a lei. Proteja vidas. Ajude a fiscalização.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente