Tem início hoje, a partir das 7h, a vacinação para os idosos de 61 anos, com as doses da Oxford/Astrazeneca, que chegaram nesta semana no município para a continuidade do cronograma da campanha contra a covid-19.
Amanhã, quinta-feira (06), será a vez das pessoas com 60 anos.
Para tomar a 1ª dose, o paciente deve procurar a USF de referência levando documento com foto. Para todos que vão aos postos de vacinação é exigido que se use máscara, as medidas de higiene e manter distanciamento.
Lembrando que o intervalo entre a vacina contra Influenza (gripe) e a do Coronavírus deve ser de no mínimo 14 dias. Quem testou positivo para Covid deve aguardar quatro semanas a partir da data de início dos sintomas antes de ser imunizado.
Reações à vacina
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), entre as reações comuns da vacina de Oxford/Astrazeneca estão sensibilidade, dor, sensação de calor, coceira ou hematomas, cansaço, calafrios, dor de cabeça, enjoo, dores musculares e nas articulações, diarreia, e sintomas semelhantes aos de um resfriado, como dor de garganta, coriza e tosse.
A infectologista Suzi Berbet explica que a vacina de Oxford costuma apresentar reações mais intensas por causa da forma que foi produzida. “Na vacina de Oxford eles usam como vetor um vírus vivo, que estimula mais o sistema imunológico. É por isso que ela é uma vacina superior à vacina do Butantan. Por conta disso, ela vai induzir à resposta imunológica do nosso corpo.”
Ela reforça que independente da vacina ou reação, as duas doses – quando tomadas corretamente – são as únicas formas de combater a pandemia. “Quando você vê que os riscos de uma vacina causar efeitos colaterais graves são muito raros, e vê o risco que a doença tem de causar, fica claro que vale a pena se vacinar”, destaca.
Vacina Contra Fome
A ação convida cada pessoa apta a se vacinar contra a COVID-19 a doar um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão convertidos em cestas básicas e doados às famílias em situação de vulnerabilidade. Ajudar ao próximo também é uma forma de salvar vidas.