Até o momento, Guaíra imunizou 8.703 pessoas desde o início da campanha, sendo 85,47% do público-alvo conforme balanço divulgado ontem (12) pela Vigilância Epidemiológica do município
Conforme determinação da Vigilância Epidemiológica – Regional Barretos, a campanha de vacinação contra gripe continua em Guaíra até o próximo dia 23 de junho. A novidade é que agora, pessoas entre 55 e 59 anos também podem ser imunizadas pelas vacinas distribuídas nas Unidades de Saúde da Família.
“Cidadãos nessa faixa etária possuem maior risco de evoluírem complicações como pneumonia e internação hospitalar e também com maior prevalência de doenças crônicas”, afirma a chefe do setor municipal, Ana Carolina Minoda.
De acordo com a pasta, 2017 teve a pior cobertura de vacinação, já que o município não conseguiu atingir a meta do grupo prioritário, com exceção dos idosos. “Estamos comunicando aos pais que levem seus filhos nas USFs para se imunizarem, já que a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B), assim também como as gestantes e qualquer guairense que se encaixe nas determinações do Ministério da Saúde”, destaca.
Segundo o último balanço da Vigilância Epidemiológica do município, divulgado ontem (12), 85,47% do público-alvo havia sido vacinado. Até o momento, Guaíra imunizou 8.703 pessoas desde o início da campanha.
Da meta estipulada pela Vigilância em Saúde ao grupo prioritário, foram vacinadas: 70% de crianças menores de dois anos e 68% até cinco anos; 88% de puérperas; 70% dos trabalhadores de saúde; 66% das gestantes e 96% de idosos.
O setor pretende atingir a porcentagem de cada categoria e, para isso, convida a comunidade a comparecer nas USFs. “A vacinação contra o Influenza é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe e doenças graves, como pneumonia, otites e sinusites. A vacina não tem capacidade alguma de provocar gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de partículas do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção”, ressalta Ana Carolina.
Fazem parte dos beneficiários à vacina: gestantes, puérperas, indígenas, idosos (acima de 60 anos), crianças entre seis meses e cinco anos de idade, policiais militares e civis, GCM, Bombeiros, funcionários dos Correios, Defesa Civil, Ministério Público, Procuradoria Geral, Defensoria Pública, doadores de sangue e medula, trabalhadores do Tribunal de Justiça e Fórum, profissionais que atendem pessoas em situações de rua, cuidadores de idosos, professores, auxiliares de classe e demais funcionários de creches e escolas do ensino básico e superior, trabalhadores da limpeza urbana e coletores de resíduos, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
USFs de vacinação em Guaíra: José Adalberto Lelis Garcia – Bairro Tonico Garcia; Cabo Agnaldo Soares Barbosa – Bairro João Vacaro; Antônio Manoel da Silva – Bairro Jardim Eliza; João Bosco Lelis – Bairro Nádia; Tarcísio Barini – Bairro Vivendas; Dr. José Vilela Junqueira – Bairro Vila Aparecida.