Postos estarão fixados nas praças José Flores, Vila Aparecida, João Vaccaro, Cohab I e no ponto de ônibus do Mutirão III
Equipes da Vigilância em Saúde e do Departamento de Zoonoses continuam com a campanha de vacinação antirrábica pelo município.
A partir de hoje (12), das 08h às 13h, os grupos estarão em postos fixos para a aplicação das doses na Área II: Praça José Flores; Praça Vila Aparecida; Ponto de ônibus do Mutirão II; Praça João Vaccaro e Praça Cohab I.
Os funcionários estarão devidamente identificados. Moradores das imediações destes locais, devem levar seus animais domésticos (cães e gatos). O setor de vigilância pretende atingir mais de 80% dos bichos da cidade fazendo a prevenção da doença, que é praticamente fatal para animais e humanos.
“Pedimos para que a população leve seus cachorros e gatos para que eles fiquem imunes do vírus da raiva, que é transmitido através da mordida deles, o que pode até matar o ser humano”, afirma o diretor da vigilância, Mauricio Alves.
SINTOMAS – O tempo real entre a infecção e o aparecimento da doença varia muito – de dez dias a sete anos. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio corresponde a esse período, no entanto, é de três a 12 semanas. Os sintomas podem incluir: Babar em excesso; Convulsão; Sensibilidade exagerada no local da mordida; Excitabilidade; Perda de sensibilidade em uma área do corpo; Perda de função muscular; Febre baixa; Espasmos musculares; Entorpecimento e formigamento; Dor no local da mordida; Agitação e ansiedade; e Dificuldade de engolir (beber algo provoca espasmos da laringe).