“Vassoura de bruxa” pode provocar morte de árvores do Parque Maracá

Fungo pode ocasionar morte de diversas espécies do principal cartão postal do município

Cidade
Guaíra, 9 de fevereiro de 2018 - 09h45

A vereadora Maria Adriana de Oliveira Gomes recebeu a denúncia nessa última semana, de que várias árvores pertencentes ao Parque Ecológico Maracá estariam infectadas com um fungo chamado vassoura de bruxa, que, se não for combatido, pode levá-las à morte.

Ela convidou o engenheiro ambiental Alaor Borges Pinheiro Neto, responsável pela área de Meio Ambiente da prefeitura, para fazer uma visita no local, próximo à Casa de Cultura Professor João Augusto de Mello.

Na área, os dois confirmaram a existência de grande quantidade de árvores infectadas.” O termo vassoura de bruxa é aplicado a um tipo de doença ou sintoma de doença de plantas famílias diferentes, ocasionando queda acentuada na produção de frutos, seguido de morte, das partes infectadas e até mesmo condenando toda a árvore”, explicou o profissional.

Ambos demonstraram preocupação com o fungo na região. “Realmente está em várias árvores, o que preocupa, pois o Parque é o principal cartão postal do nosso município. O engenheiro ambiental também ficou muito preocupado e já irá tomar providências para a retirada dessa doença”, disse a parlamentar.

Para se ter uma ideia da gravidade do problema, a vassoura de bruxa quase conseguiu varrer o cacau para fora do Brasil. Só nos últimos anos é que os produtores têm conseguido se recuperar dos efeitos devastadores do fungo Moniliophtora perniciosa, que transmite a doença que atacou, durante as últimas duas décadas, as plantações de cacau da Bahia, causando diversos prejuízos aos produtores baianos.

“É uma preocupação que devemos ter com o meio ambiente. É o verde que povoa o nosso parque e não deve sofrer com a ação desta doença. Se existe uma forma de combater, o poder público deve agir, antes que árvores tenham que ser sacrificadas”, finalizou.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente