Enfermeiro da linha de frente de combate à COVID-19, o vereador Anderson Lima (PSDB) tem sido um importante aliado da população, tanto em orientações, informações e sugestões que podem contribuir para melhorar o atendimento dos pacientes durante esta pandemia.
Na última quarta-feira, ele utilizou suas redes social para apresentar um vídeo gravado no antigo Pronto Socorro Municipal (prédio desocupado na rua 26 esquina da avenida 23, em área pertencente à Santa Casa), onde sugeriu ao prefeito em exercício que transforme o local em um Centro de Síndrome Gripal.
“Estou como vereador e quero mostrar que é possível retirarmos toda a Síndrome Gripal da atenção básica e das Unidades de Saúde. Estou aqui no antigo pronto socorro para mostrar esta estrutura que pode, perfeitamente, abrigar um Centro de Síndrome Gripal, separando este atendimento dos demais pacientes”, disse o vereador.
O parlamentar apresentou toda a estrutura do prédio que atualmente encontra-se vazio. Ele mostrou desde a recepção, consultórios médicos, salas com bicos de oxigênio, repouso masculino e feminino e uma sala de emergência, onde podem ser atendidos casos mais graves que aguardam transferência para a Santa Casa ou outros hospitais.
“Sabemos que o vírus fica por horas no ar. Não dá para um paciente que está com suspeita de COVID-19 ir a uma unidade de saúde fazer o exame. Ele não pode ficar junto com aquele bebezinho que foi fazer teste do pezinho, que foi receber a vacina ou com as gestantes. Este paciente não pode ficar junto com os idosos que estão indo nos postinhos tomar as vacinas. Sei que está existindo uma separação, mas podemos evitar”, alertou Anderson.
O vereador comentou que outras doenças não param e que com a separação dos casos de síndrome gripal da atenção básica e do pronto socorro, haverá uma diminuição da contaminação.
“Nós temos que retirar o atendimento destes pacientes do pronto socorro e das unidades de saúde, porque as outras doenças não param. Se conseguirmos trazer toda a síndrome gripal e os casos de COVID para este local que já tem uma estrutura da saúde, eu tenho boa expectativa que a contaminação em nossa cidade poderá diminuir”, comentou Anderson.
APOIO E UNIÃO DA CÂMARA
O vereador Anderson Lima disse que a indicação ao prefeito em exercício tem adesão de todos os vereadores da Câmara Municipal. Na própria postagem do vídeo, outros vereadores manifestaram apoio à proposta, inclusive cobrando agilidade do Poder Público.
As manifestações de apoio de outros vereadores demonstra uma união da Câmara Municipal em torno de propostas de parlamentares que venham a contribuir para melhorar a estrutura de atendimento de pacientes da COVID-19 em Guaíra.