Na última semana, a gestão iniciou as notificações aos cidadãos sobre entulhos, placas e calçadas deterioradas. Para José Reinaldo dos Santos Júnior, o governo municipal deve servir de exemplo e manter seus terrenos devidamente organizados
José Reinaldo visitou uma das áreas da prefeitura, na avenida 19, ao lado do Centro Social Urbano, que necessita de calçamento.
O parlamentar verificou a situação do centro esportivo “Waldemar Moreira”, que também está sem calçamento.
Durante o seu pronunciamento na última sessão da Câmara Municipal, o vereador José Reinaldo dos Santos Júnior (PTB) demonstrou que, mesmo fazendo parte da base de apoio ao prefeito no Poder Legislativo, não deixará de fazer suas cobranças daquilo que entender necessário.
O parlamentar lembrou que, em reunião com o prefeito José Eduardo Coscrato Lelis, em seu gabinete, ele fez questão de perguntar se a prefeitura estava fazendo sua parte na manutenção, construção de calçadas e plantio de árvores em suas áreas institucionais, uma vez que a administração está notificando proprietários de terrenos para que façam o mesmo em seus imóveis.
Para ele, o poder público deve fazer sua parte. “Não podemos cobrar o particular sem a prefeitura fazer a parte dela. A resposta do Chefe do Executivo foi bem clara: ‘vou cumprir com minhas responsabilidades’. Ele disse que a gestão fará o calçamento das áreas verdes e institucionais de nossa cidade. E é isto que a população quer. Que a gente cobre com firmeza a prefeitura, mas que discutamos com coragem assuntos que precisam ser debatidos nesta Casa de Leis”, afirmou.
José Reinaldo ainda confirmou que os 11 edis que hoje compõem a Casa de Leis não são vereadores do Executivo. “Nós não somos vereadores do prefeito, somos da nossa população. Sou vereador para defender os interesses da minha comunidade, que pode me cobrar. Estou aqui para legislar, fiscalizar e também cobrar”, disse.
Projetos para o meio ambiente
De acordo com suas declarações, o parlamentar tem estudado alguns projetos na área ambiental, tanto que já manifestou, durante sessão da Câmara, que irá propor legislações que favoreçam principalmente a questão dos lotes e terrenos particulares.
Uma de suas propostas é que os novos loteamentos sejam entregues com sua área gramada e que os terrenos que não estejam ocupados recebam o plantio de grama gradativamente. “Esta medida é para evitar o acúmulo de mato, animais peçonhentos e favorecer também um melhor aspecto para os bairros da cidade”, comentou José Reinaldo.
Constantemente existem reclamações de munícipes sobre terrenos com mato alto e até acúmulo de entulho e lixo doméstico. “Com esta discussão, que iniciaremos no município, poderemos resolver um problema que atinge todos os bairros, que são os terrenos sem a devida manutenção de seus proprietários. Com estas áreas gramadas não teremos mais acúmulo de mato e lixo”, analisou.
Outra frente de atuação do vereador é com relação ao cumprimento de legislação ambiental já existente. Ele cobrou o Poder Executivo para que cumpra a lei que determina que todos os terrenos comercializados por loteadores na cidade já sejam entregues ao proprietário com uma árvore plantada em sua calçada. “São nos pequenos detalhes que vamos vencendo as grandes batalhas. As questões envolvendo meio ambiente são uma soma de ações que vão desde o simples fato de plantar uma árvore, à responsabilidade de não jogar lixo em via pública.”
José Reinaldo ainda elogiou o trabalho desenvolvido no município pelo Grupo Verdejando e também pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), que têm realizado ações de plantio em áreas institucionais pertencentes ao poder público. “Se cada um fizer sua parte, vamos preparar uma cidade melhor para as futuras gerações”, finalizou.