Jorge Domingos Talarico indicou ao prefeito a montagem de um Auto Bomba de Salvamento Leve – ABSL, já que a GCM possui treinamento de brigada
O parlamentar está preocupado com o combate a incêndios em Guaíra, principalmente no período de seca
Durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na noite de 21 de março, o vereador Jorge Domingos Talarico (PSDB) destacou a necessidade de Guaíra ter um veículo adequado para combater incêndios.
O município não possui Corpo de Bombeiros e atende as ocorrências por meio de caminhões pipa e do auxílio fornecido pelas usinas de açúcar e álcool que emprestam suas brigadas de incêndio sempre que é necessário.
“Esta é uma preocupação de toda a sociedade. Em períodos longos de estiagem é comum ocorrer incêndios em áreas de pastagem ou até mesmo matas que ficam nas proximidades da cidade”, ressaltou Jorge Domingos.
Com essa preocupação, o parlamentar fez a indicação número 147, solicitando ao prefeito a aquisição e montagem de um Auto Bomba de Salvamento a ser instalada em caminhões leves (PBT 9.000 Kg). “Estou sugerindo que a prefeitura disponibilize um caminhão novo nas especificações de um corpo de bombeiros, com auto bomba, para combater incêndios em nosso município”, disse.
O vereador afirmou que a Guarda Civil Municipal já possui treinamento de brigada, o que facilitaria a implantação. “Tal projeto tem como objetivo a montagem de caminhões leves, sendo o seu desenvolvimento acompanhado pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar”, destacou.
Jorge Domingos afirma que, com tal iniciativa, não pretende sugerir que Guaíra interfira na esfera de competência do Estado, mas objetive o atendimento emergencial a fatos eventuais, que porventura venham a ocorrer.
“Devido à burocracia e ao grande número de requisitos, o Corpo de Bombeiros não é instalado em pequenas cidades, sendo que muitas vezes o atendimento da brigada de incêndio demora em média duas horas para se deslocar e atender uma simples ocorrência por aqui”, explica.
Para o parlamentar, o município deve fazer sua parte para prestar auxílio nestas ocorrências. “Diante de tal atraso, os pequenos focos de fogo se tornam incêndios de grande porte. Em tais casos, a cidade deve tomar as devidas providências para evitar maiores danos aos guairenses”, completou.
Talarico ainda ressalta que sua indicação poderá auxiliar até mesmo grandes eventos, como a própria Festa do Peão e Carnaval Popular. O pedido já foi encaminhado para apreciação do prefeito José Eduardo Coscrato Lelis.