Caio Augusto solicitou que programa seja implantado no município para contribuir com a comunidade guairense
Caio César Augusto acaba de obter uma importante conquista no seu trabalho como vereador, que trata da instituição do programa “Farmácia Solidária” no município. A indicação feita ao prefeito José Eduardo Coscrato Lelis foi acatada e transformou-se no projeto de lei número 17.
O documento, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e institui no município a iniciativa, que deverá ser desenvolvida e gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio técnico da Secretaria de Desenvolvimento Social.
A proposta, apresentada por Caio, é resultado de uma visita realizada à cidade de Olímpia onde ele conheceu o programa, que entrega medicamentos a pessoas de vulnerabilidade social através de doações da população.
O projeto de lei, que será sancionado em breve pelo Chefe do Executivo, vai colocar em prática esta ação, oferecendo para os guairenses uma unidade de recepção de remédios doados, triagem e a entrega à comunidade de acordo normas estabelecidas para este tipo de programa.
“Muitas pessoas possuem grande quantidade de medicamentos em casa que não utilizam mais e com este programa será possível fazer a doação segura e assim auxiliar outras pessoas”, disse Augusto.
“A partir do momento que o Poder Executivo sancionar a nova lei, a prefeitura deverá efetuar o recebimento de doações, a triagem, observando um rígido controle de qualidade, o prazo de validade e bom estado de conservação dos mesmos”, explicou o edil.
A Lei prevê que a prefeitura deve fomentar a participação da sociedade civil, organizações governamentais e não governamentais, nas ações do Programa Farmácia Solidária, além de realizar campanhas de conscientização sobre a importância da doação dos remédios que não estão sendo utilizados.
O vereador acredita que campanhas devem ser realizadas no município com auxílio dos clubes de serviços. “Vamos mobilizar a sociedade organizada para que juntos possamos arrecadar os medicamentos e fazer da Farmácia Solidária um mecanismo de auxílio às pessoas necessitadas”, destacou.
Além da mobilização da população, Caio acredita que médicos que recebem amostras grátis e até laboratórios podem fazer doações. “Este programa pode transformar-se em uma verdadeira corrente do bem a favor da saúde de muitos guairenses. Tenho plena convicção que colheremos bons resultados”, finalizou o parlamentar.