
O prédio público foi reformado em 2019 e reinaugurado em 2020. Foram gastos mais de 115 mil reais, entretanto até o momento nenhuma atividade acontece no local. Em julho de 2022, a Diretoria de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social informou não ter planejado ações para o espaço.
Além disso, alegaram que é necessário o aumento de salas e adequações na acessibilidade. “Até o momento nada foi feito efetivamente. O valor da reforma chamou a atenção da população, que tem cobrado pelo funcionamento do local. Além do desperdício de dinheiro público, o núcleo abandonado pode sofrer vandalismo e depredação”, esclarece, preocupado, o vereador José Neto Pugliesi.
Para o parlamentar, existe um descaso na execução de políticas públicas da Assistência Social, sobretudo nas ações voltadas para os jovens. “Falta uma parceria com os departamentos de Cultura e Esporte. Isso tem colaborado com a falta de acesso a atividades culturais e esportivas dos jovens guairenses”, destacou o Pugliesi.
Segundo José Neto, será agendada uma reunião com o Chefe do Poder Executivo para a discussão de políticas públicas para a proteção de crianças e adolescentes, “diante das aparentes falhas constatadas na condução das mesmas pela pasta responsável pela Assistência Social em Guaíra.”

