O vereador José Neto Pugliesi reiterou seu compromisso com os servidores públicos de Guaíra ao informar que o Poder Executivo deve receber, nesta semana, o relatório conclusivo da auditoria em andamento no Fundo Municipal de Previdência dos Servidores Públicos.
Com a conclusão desta auditoria e subsequente análise de viabilidade, o vereador acredita que será possível efetivar a tão necessária alteração no padrão salarial das Educadoras, Educadores, Cozinheiras e Cozinheiros, que são servidores públicos municipais. Essa medida possibilitará uma remuneração mais justa e uma maior qualidade profissional para essas categorias.
É importante destacar que a demanda por essa melhoria no padrão das duas categorias é antiga. No entanto, a gestão do Fundo tem exigido da administração atual um estudo atuarial antes de enviar projetos de lei relacionados ao assunto para o Poder Legislativo.
Outro fator que contribui para a demora na elaboração do projeto é o déficit futuro negativo em que se encontra o Fundo, que ultrapassa o valor de 300 milhões de reais. Para resolver esse problema, a Câmara Municipal votará no próximo dia 26 o projeto de lei que autoriza a alíquota de contribuição do servidor público a aumentar de 11% para 14%, uma medida necessária e inadiável para garantir as aposentadorias futuras e o equilíbrio do Fundo Municipal de Previdência dos Servidores Públicos.


