É o primeiro parlamentar peemedebista, em mais de vinte anos, no Legislativo guairense. José Carlos Soares, pré-candidato a prefeito, comentou sobre o grande reforço de Moretti ao partido
Na manhã de ontem (15), em entrevista exclusiva ao jornal O Guaíra, o vereador José Reginaldo Moretti, que deixou o PSDB há algumas semanas, comunicou que acaba de se filiar ao PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro).
Ao lado de José Carlos Soares, presidente do diretório municipal peemedebista, Moretti contou suas expectativas de conquistas para Guaíra com o novo grupo político e porque, entre tantos outros, escolheu tal partido. “O PMDB, para mim, é um dos maiores partidos do Brasil e o que me levou a escolhê-lo são as pessoas que estão no grupo, como José Carlos Soares, presidente do partido, pré-candidato a prefeito de Guaíra; uma pessoa que tem formação administrativa. É um sangue novo na política. Acredito que nós queremos o melhor pra Guaíra, para que as coisas boas aconteçam em uma nova administração, uma visão diferente. Iremos modernizar e modificar muita coisa”, declara.
O parlamentar ressaltou o compromisso do grupo com as mudanças e melhorias ao município. “Nós temos compromisso, responsabilidade de continuar a luta e esse trabalho na política para amanhã conseguirmos uma grande melhoria à nossa cidade, através da população. Acredito eu, que o povo quer renovação. Se tivermos credibilidade, se o povo nos ajudar, iremos trabalhar para o progresso do município. Com uma nova administração, um bom trabalho realizado, conseguiremos o melhor para a população”.
Moretti lembrou de grandes nomes que fazem parte do grupo peemedebista atualmente, como o ex-prefeito Aloizio Lelis Santana. “Esse grupo tem experiências, tem exemplos bons, como Dr. Aloizio, que foi uma referência para Guaíra nas administrações dele como prefeito, vereador e vice. Queremos isso, pessoas que tenham compromisso com Guaíra, pessoas que não sejam politiqueiras e sim que tenham determinação e compromisso com o cidadão”, destaca o vereador.
Questionado sobre seu papel na Câmara Municipal como peemedebista, Moretti afirma que buscará melhorias. “Acredito ser muito importante, já que faz mais de 20 anos que o partido não tinha um representante no Legislativo guairense. Represento agora o PMDB na Câmara e, ainda neste ano, buscarei reuniões com os parlamentares do partido para conseguirmos recursos para nossa cidade, com responsabilidade e compromisso com a população”, diz o vereador, que chegou a criticar o “voto cabresto”.
“Você ter de votar porque o partido quer que vote aquele projeto é errado. Quando saímos às ruas para pedir votos, não dizemos que vamos seguir as regras do partido, mas sim o que o povo quer. O ‘voto cabresto’ tira a autonomia do vereador de expressar e mostrar o trabalho dele e o que ele pensa de melhor para a cidade. Acho muito importante a liberdade do vereador em exercer o seu cargo em função dos cidadãos”, completa José Reginaldo.
O parlamentar ainda destacou o comprometimento do pré-candidato a prefeito, José Carlos Soares. “Acredito na idoneidade do Zé Carlos Soares, pois o conheço desde a infância, filho do Zé Barbeiro, que trabalhou 20 anos junto ao meu sogro. Conheço o Zé e sei da experiência dele, do passado fantástico que ele teve, na seriedade dele. Esse foi mais um dos motivos para me filiar neste partido, pois temos que ter um respaldo e um compromisso assumido pelo partido”, conclui.
José Carlos Soares expressou seu contentamento em ter o vereador Moretti ao seu lado para a corrida eleitoral deste ano. “Estou, particularmente, muito satisfeito com a vinda do Moretti ao PMDB. Aqueles que conhecem política sabem muito bem que o PMDB teve um papel secundário na política guairense. Nos últimos 20 anos, o partido não teve, se quer, um representante no legislativo municipal. Estamos resgatando a presença do partido em Guaíra e acredito que um projeto só se faz com um grupo fortalecido, com pessoas capazes, com homens públicos compromissados com a nossa cidade e esse é o perfil do Moretti”, expõe Soares.
O presidente do diretório municipal do PMDB expressou o grande descontentamento dos cidadãos com o atual governo e o quanto os próximos governantes precisarão se empenhar para o crescimento de Guaíra. “Tenho ouvido a população. Todo mundo sabe que a atual administração tem uma aprovação baixíssima. O povo reclama do setor de saúde, que é o maior problema da cidade, dos inúmeros buracos nas ruas, da segurança, da iluminação e da limpeza pública. O resumo é que a população está percebendo que Guaíra hoje é sinônimo de má administração e a proposta do PMDB é se apresentar ao povo guairense com candidatos que tenham, antes de tudo, honestidade, seriedade, ética e capacidade administrativa”, diz José Carlos.
Para o pré-candidato a prefeito, o novo gestor precisará ter um bom perfil administrativo, o que ele reafirma ter. “Tenho uma experiência de 37 anos dentro do Banco do Brasil e de outras empresas onde esses conhecimentos foram adquiridos. Como guairense, com uma longa história de trabalho, digo com toda sinceridade, que jamais a jogaria na lata de lixo. Por isso, vou me apresentar à população com seriedade. Sabemos que nos últimos anos Guaíra parou e não podemos repetir novamente a mesma fórmula. Precisamos de um jeito novo de tocar Guaíra e é com esse pensamento que quero me apresentar para a população de guairense”.
Segundo José Carlos Soares, a presença de José Reginaldo Moretti no PMDB reforça esse compromisso. “A vinda do Moretti representa um pouco disso. Somos um partido que construímos propostas para Guaíra. Na área de saúde tenho muita satisfação de contar com o apoio do Antonio Manoel da Silva Junior, o Junão, pois todos sabem que ele fez ume excelente trabalho como provedor da Santa Casa, um período em que a saúde funcionou. Na área de segurança pública, passou da hora de chamarmos a responsabilidade para a nossa cidade. Vamos fortalecer a GCM e, se estivermos no governo, a primeira coisa que faremos é chamar um concurso público para fortalecer a guarda, além de colocarmos câmeras na cidade. Quando falo de todos esses projetos para Guaíra me perguntam: ‘e dinheiro para isso?’. Quero lembrar que a cidade tem um orçamento de R$ 163 milhões. O orçamento per capita de Guaíra está entre os 50 maiores do Estado de São Paulo. É muito representativo, o que existe hoje é uma má gestão dos recursos públicos. Porque dinheiro tem sim. Precisamos tampar os ralos, cortar despesas desnecessárias. Eu não tenho dúvida que fazendo isso, uma administração séria, e cuidando bem do dinheiro público, teremos dinheiro para evitar que, nos próximos anos, tenhamos um surto de dengue, buracos por toda a cidade, uma saúde no estado precário, problemas de segurança”, discursa.
De acordo com Soares, o PMDB recebe, a cada dia, novas personalidades comprometidas com o futuro de Guaíra. “É com essa determinação que estamos encarando participar das eleições nesse ano. Receber, nesse momento, o reforço do vereador Moretti, para nós é muito importante. Eu acompanho o trabalho dos vereadores de Guaíra e não tive a menor dúvida de fazer o convite para o Moretti, pois sei que ele representa um apoio importante dentro do que queremos fazer. Dou boas-vindas ao Moretti e quero dizer que ele poderá fazer suas escolhas sem depender de ‘voto cabresto’, mas sim ter a certeza de que o seu voto deverá ser o melhor para Guaíra, com componentes de ética e de respeito ao voto do eleitor”, finaliza José Carlos.