Vereador Renan Lopes apresenta ao prefeito o programa de educação ambiental “Recicle Bem, Faça o Bem”

Cidade
Guaíra, 18 de novembro de 2022 - 10h06

Antes de ser vereador, Renan Lopes já demonstrava preocupação com a área ambiental, tanto que desenvolveu em Guaíra o projeto “cartelas solidárias” que arrecadou materiais recicláveis que foram transformados em cadeiras de roda, de banho e doações para a causa animal.

Em busca constante por projetos inovadores, o parlamentar conheceu o programa de educação ambiental “Recicle bem, Faça o bem”, que está sendo implantado em várias escolas públicas.

Em reunião realizada no gabinete do prefeito Antônio Manoel da Silva Júnior, com a presença dos representantes do programa Daniel Barbosa e Danilo Vaccari, e a Chefe do Departamento de Meio Ambiente Estefani Siqueira e a chefe de Gabinete Marizete Manfrin, o vereador apresentou o programa que é pioneiro de reciclagem correta em instituições de ensino.

O programa fornece o ciclo completo da cadeia de reciclagem, que tem como principal objetivo desenvolver projetos educacionais ligados à área de sustentabilidade e educação ambiental, visando conscientizar e estimular a reciclagem e separação correta do lixo.

Outro ponto importante abordado pelo projeto é a responsabilidade social de crianças, adolescentes e comunidade escolar para com o meio ambiente sustentável, estimulando o processo de reciclagem e separação correta de embalagens que antes virariam lixo, criando uma cultura socioambiental correta nas escolas e sendo um instrumento de conscientização a partir dos alunos.

Com a implantação do Programa “Recicle bem, Faça o Bem”, cada escola aderente receberá uma máquina coletora eletrônica, uma espécie de ecoponto, onde os alunos farão a inserção dos materiais coletados e que ao invés de triturar os materiais recicláveis ela os armazena, para que os diferentes componentes não se misturem e facilitem o processo de separação e triagem dos materiais. O material coletado é recolhido por cooperativas de catadores de recicláveis e comercializado, gerando renda para estas famílias. Além disso, através de um sistema interligado as quantidades de materiais coletados pelos alunos e que são inseridas são computadas por um aplicativo gerando pontos e essas embalagens retornam em brindes sustentáveis aos alunos.

Além do projeto trazer significativa vantagem na área ambiental ele também trará economia ao município já que milhares de toneladas de material reciclável deixará de ser depositado nos aterros sanitários e com isso deixará de pagar o peso de tais materiais para eventual empresa terceirizada que esteja prestando serviço no município. 

O programa encantou os presentes na reunião e estudos foram iniciados para viabilizar a sua implantação em Guaíra. “É um projeto que vem de encontro a uma necessidade da própria área educacional que precisa incluir a educação ambiental em sua grade curricular. Acredito que pode se tornar uma corrente positiva na cidade, trazendo resultados tanto na educação e conscientização de nossos alunos, como na preservação do nosso meio ambiente”, destacou o vereador Renan Lopes.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente