Vereador sugere criação de alíquotas previdenciárias progressivas para favorecer quem recebe salário menor

Vereador Rafael Talarico propõe ao executivo estudo para alíquotas previdenciárias progressivas

Cidade
Guaíra, 21 de fevereiro de 2022 - 09h59

O vereador Rafael Talarico apresentou a indicação número 52/2022 onde solicita ao Poder Executivo que promova estudos para criação de alíquotas previdenciárias progressivas para contribuição de servidores ao Fundo Municipal de Previdência conforme a sua remuneração.

A sugestão do vereador é que as porcentagens a serem pagas ao Fundo sejam definidas pelo valor do salário de cada contribuinte. Neste caso, o servidor que ganha menos paga uma porcentagem menor, já os salários maiores contribuíram com uma porcentagem maior.

O modelo segue a reforma da previdência que foi realizada no Governo do Estado de São Paulo. “Este sistema beneficia quem ganha menos, já que a alíquota é sempre menor para estes servidores, criando um critério de justiça social dentro do plano municipal de custeio das aposentadorias futuras”, comentou o vereador na indicação.

A indicação do vereador seguiu para apreciação do Poder Executivo. Existe previsão que em 2022 deverá ser encaminhado para a Câmara Municipal um projeto tratando destas alíquotas previdenciárias pagas ao Fundo de Seguridade Social, responsável pela aposentadoria dos servidores. Caso a indicação do parlamentar for atendida, irá beneficiar principalmente os servidores públicos municipais de menor salário.

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente