Para o ano de 2024, o município de Guaíra terá uma previsão de orçamento com uma arrecadação de R$ 317.121.141,60 (trezentos e dezessete milhões, cento e vinte um mil, cento e quarenta e um reais e sessenta centavos). Em 2023, a expectativa de receitas no orçamento municipal que fechará em dezembro era de mais de R$ 279 milhões.
O projeto de lei que prevê este valor foi aprovado em primeira votação pelos vereadores durante a sessão ordinária de ontem, 7, que foi presidida pelo vereador Stefanio Stafuzza que coordenou a discussão dos projetos e suas votações.
Na ocasião, por unanimidade, os vereadores aprovaram o documento que dispõe sobre a estimativa de receita e fixação de despesas para o próximo exercício.
Na justificativa do projeto enviada pelo prefeito Antônio Manoel da Silva Júnior, Junão, à Câmara Municipal, foi explicado que a receita foi formulada dentro de estimativas realistas, sem supervalorização considerando a estabilidade monetária vigente e o crescimento econômico do país.
O valor estimado do orçamento é destinado à prefeitura municipal, o Departamento de Esgoto e Água de Guaíra (DEÁGUA), Fundo de Previdência Social e a Câmara Municipal.
Com esta primeira aprovação, o projeto segue para a segunda votação em sessão ordinária que será realizada daqui 15 dias.
CONSULTA PÚBLICA
Neste ano, a prefeitura disponibilizou em seu site um formulário para que o cidadão possa participar na elaboração do Orçamento do Município, para o próximo ano. Os interessados podem acessar o formulário e enviar sugestões.
Com a Consulta Pública todos os cidadãos puderam sugerir ações e obras atinentes a todos os setores da Administração Pública, como: saúde, educação, serviços urbanos, limpeza pública e outros.
O objetivo da ação foi aprimorar os programas de governo da Administração Municipal de acordo com as necessidades e preocupações dos cidadãos, possibilitando a elaboração de uma proposta orçamentária voltada ao desenvolvimento social e econômico sustentável do Município.


