
No início de maio, a prefeitura realizou processo licitatório para a contratação de empresa para construir o remanescente do reservatório e anunciou a conclusão da obra em 90 dias. Entretanto, os parlamentares verificaram que a obra não foi iniciada, tão pouco está em fase adiantada, demonstrando que o prazo não está sendo cumprido.
Segundo a prefeitura, o custo para conclusão da obra está orçado em R$ 895 mil reais e vai ampliar a vida útil do poço profundo, já que fará retenção de água em ponto elevado, reduzindo o bombeamento exaustivo. E, como a cidade está vivendo um período longo de estiagem, com a possibilidade de racionamento, acelerar a construção deste reservatório poderia amenizar o sofrimento da população em um período de pandemia.
José Pugliesi e Chiquinho demonstraram preocupação com o atraso da obra, podendo Guaíra repetir o mesmo problema de 2021, quando a cidade ficou sem abastecimento por longo período. “Sem a conclusão da obra, a distribuição de água na cidade poderá ficar comprometida, afetando inúmeras famílias. A crise hídrica é uma realidade em nosso país, entretanto, existem diversas medidas que podem ser adotadas para amenizar o impacto do problema de Guaíra”, comentou José Pugliesi.
Para os vereadores, está faltando transparência nas informações que são repassadas à população e providências serão tomadas. “Esta obra foi iniciada em 2020 e não pode ficar paralisada. Existe um prazo que foi estipulado para sua conclusão e precisa ser cumprido. Vamos tomar providências para cobrar do poder público, agilidade no processo e transparência em relação às informações que são passadas para a comunidade”, destacou Chiquinho Sousa.
DESPERDÍCIO DE ÁGUA


