A partir de hoje, máscaras são obrigatórias em locais de uso comum

Para consumidores que caminham pelo comércio para adquirir presentes para o dia das mães, uso de máscara é essencial

Cidade
Guaíra, 7 de maio de 2020 - 00h06

O uso de máscaras em áreas públicas e estabelecimentos comerciais passa a ser obrigatório na cidade de Guaíra e em todo o estado paulista a partir de hoje (07/05). A medida vale para: espaços públicos; estabelecimentos que executem atividades essenciais; repartições públicas estaduais; e transporte por aplicativo.

A máscara deve ser usada por: consumidores; fornecedores; clientes; empregados; colaboradores; agentes públicos; e prestadores de serviço. A utilização é uma ação importante na prevenção à enfermidade, pois evita o contágio pelos meios de transmissão do vírus, como gotículas de saliva e as projeções da tosse e espirro de outras pessoas.

Os estabelecimentos comerciais abertos ao público em geral devem orientar o uso de máscara para o ingresso e a permanência de seus consumidores em seus estabelecimentos.

Como usar e manusear as máscaras

Há três tipos de máscaras que podem ser utilizadas no combate à transmissão da COVID-19, com características e finalidades distinta. Para a população de um modo geral, o recomendado são as de tecido de uso não profissional (caseiras).As máscaras cirúrgicas são destinadas ao uso médico-odonto-hospitalar e para pessoas com quadro de síndrome gripal que estiver em isolamento domiciliar.

Sugere-se que a população possa produzir as suas própriasmáscaras caseiras, utilizando tecidos que podem assegurar uma boa efetividade se forem bemdesenhadas e higienizadas corretamente, como (ordem decrescente de capacidade de filtragem de partículas virais): Tecido de saco de aspirador; Cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%); Tecido de algodão (como camisetas 100% algodão); Fronhas de tecido antimicrobiano.

O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindototalmente a boca e nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.As medidas de utilização e higienização das máscaras caseiras fazem a diferença para a eficiência da iniciativa. Desta forma, os seguintes cuidados devem ser utilizados:

– O uso da máscara caseira é individual, não devendo ser compartilhada entre familiares, amigos e outros.

-Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara.

-Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la na rua, não fique ajustando a máscara na rua.

-Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar a máscara. Remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando tocar na parte da frente.

-Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária por 30 minutos (por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável).

– Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão. Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.

-A máscara deve estar seca para sua reutilização.

-Após secagem da máscara utilize o com ferro quente e acondicionar em saco plástico.

-Trocar a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade. Descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida. Ao sinais de desgaste da máscara deve ser inutilizada e nova máscara deve ser feita.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente