A Transformação de Guaíra em três anos

A frente do Poder Executivo em Guaíra, José Eduardo Coscrato Lélis,  que vem  administrando Guaíra, colocando em prática  os princípios da  legalidade, economicidade, transparência, impessoalidade e eficiência na gestão pública tendo como o seu aliado  um  planejamento sério e estratégias sólidas, que tem  transformado metas em ações para toda a população Guaírense.

Cidade
Guaíra, 17 de maio de 2020 - 03h37

Quem vê Guaíra agora sabe o quanto ela mudou para melhor e vive uma nova fase de reconstrução, de novas conquistas e desafios superados

Em 20 anos, não foi feito um recape que beneficiasse praticamente toda a cidade. Com coragem, resolvemos o maior e mais antigo dos problemas. Até agora, foram realizados 60% do projeto de recape. Serão cerca de 530 quarteirões recapeados. Inclusive, com análise tecnológica do asfalto.

 

A saúde Guaíra está melhor a cada dia.  Celebrando 91 anos, fazia tempo que o setor da cidade não estava tão organizado e forte

A Santa Casa está com as portas abertas e com as contas equilibradas, funcionários e médicos com pagamento em dia, novos aparelhos e atendimento mais humanizado. Campanhas com o setor privado beneficiaram a troca do telhado do hospital, que está em fase de reforma dos quartos.

Novo Pronto Socorro interligado ao Hospital

Hoje, são 17 especialidades médicas atendendo a população

PSFs – reformados e revitalizados. Agora, o PSF José Adalberto Lelis Garcia, do bairro Tonico Garcia, atenderá até às 19h

A farmácia Municipal está com a marca de 97% de abastecimento na lista de medicação básica. Além da medicação social, com triagem de assistência social e judicial.

 

A Educação é prioridade. Em Guaíra, o futuro da Educação é hoje

Uniformes e kits escolares aos alunos;

São 24 mil refeições servidas por dia em Guaíra e a Central de alimentação totalmente reformada;

Agora, todas as salas das unidades escolares dos CEIs, CEMEIS e EMEFs são climatizadas.

Acabou o transtorno de “quebra quebra” de ônibus do transporte universitário. Agora, o governo divide a responsabilidade com o estudante.

 

O Foco sempre foi superar desafios, com mais apoio ao esporte, por meio de projetos para crianças, jovens e idosos. 

Para reconstruir Guaíra do jeito certo, foi investido no esporte e no lazer aos guairenses, com inúmeros eventos e campeonatos.

A volta do Guaíra Open – o maior torneio de modalidades esportivas de verão – Futevôlei, Vôlei de Areia, Basquete e Skate  

Campeonato de Futebol Amador

Passeio Ciclístico

Verão Saúde

Torneio de Judô

Jogos Regionais

Taça EPTV de Futsal     

                                                                                                                                                 

 Guaíra está mais iluminada. É a luz da modernidade que serve de exemplo à região

Andar pelas ruas ficou mais seguro e mais iluminado. Isso faz a diferença na rotina de quem trabalha e estuda à noite e de quem precisa transitar em lugares que antes eram escuros. A aquisição de um caminhão próprio para os reparos economizou o trabalho.

 

Guaíra está arborizada, consciente e mais bem cuidada

A cidade está focada na prevenção e, com medidas de prevenção, respira melhor.

As rotatórias estão revitalizadas, entre parcerias com o poder público e setor privado.

O parque Maracá, mais bem cuidado, agora, receberá iluminação de LED ao seu redor. Guaíra agora é Município de Interesse Turístico. As quadras da área já foram revitalizadas.

O Zoológico Municipal recebeu revitalização e é destaque em espaço arborizado na cidade.

A Mata Euripa Geloni, no bairro Taís, recebeu benfeitorias e tornou-se um espaço de convívio aos moradores da região.

Arborização Urbana com plantio de mais de 300 árvores nativas no município.

Manutenção de Estradas Rurais.

 

Uma cidade mais humana e mais justa transforma o futuro de verdade

A Diretoria de Assistência concentrou seus equipamentos no CSU – Centro Social Urbano – que se tornará o Centro Integrado de Assistência Social – CIAS. Com os equipamentos centralizados, o atendimento às famílias em vulnerabilidade terá mais agilidade. Para isso, o CSU recebeu rampas de acesso interno, pintura frontal e  recape na área central interna.

O bairro Padre Mário Lano ganhou o Centro de Atendimento à Família Ney Tosta, que atenderá as famílias moradoras nas regiões dos bairros Mutirão I e II. Serão atividades culturais, esportivas, educacionais e assistenciais às famílias.

O trabalho Cidadão, que hoje é responsável  pela  varrição da  cidade, emprega 200 pessoas, oportunizando dignidade aos mais vulneráveis.

Entidades: as entidades filantrópicas estão mais fortalecidas. Acabaram as greves por falta de repasses ou a possibilidade de fechar por falta de recursos.

 

Melhorar a vida de quem mora aqui e com olhar humanizado é o trabalho do Fundo Social de Solidariedade

Foram mais de 1,2 mil pessoas que passaram pelos cursos da Escola da Moda, Escola de Costura e Pedraria, Panificação Artesanal e Construção Civil,  com a implantação do Centro Municipal de qualificação gerenciado pelo Fundo Social de Solidariedade, além dos cursos rápidos e do SESI.

Projeto Amor de Mãe /Amor de Pai às gestantes do município repassa orientação de profissionais para que elas tenham uma gestação saudável. Aulas de artesanato são oferecidas, além dos bônus que resultam em enxoval do bebê escolhido por cada futura mamãe.

Bailes solidários: o público doa 1kg de alimento não perecível, que é  revertido  às entidades.

Brechó solidário do Fundo Social realiza doação de roupas às pessoas em vulnerabilidade e já chegou a mais de 10 mil peças doadas.

Natal na Praça: A Praça São Sebastião voltou a ser o encontro da família guairense nas festividades do Natal. Enfeites natalinos e atrações resgatam a tradição natalina em Guaíra.

Celebração de datas comemorativas: Dia da Mulher, Semana da melhor idade, aniversariantes do Mês.

 

Com trabalho e dedicação, Guaíra foi  reconstruída  e  está sedo conduzida  por quem mora aqui; a cidade é de todos nós

O centro da cidade está disciplinado com o estacionamento rotativo.

O cemitério Municipal foi ampliado com a compra de uma área.

Renovação da Frota Pública: de veículos sucateados, hoje, há novos veículos para melhorar o serviço público ao cidadão.

Novo Tanque de abastecimento no almoxarifado, para controle e economia pública.

Alguns bairros já receberam a sinalização de trânsito vertical e horizontal com pinturas de faixas de pedestre e sinalização. Ainda neste primeiro semestre, será realizada a implantação de placas de logradouros com os nomes de ruas em bairros que há anos não têm identificação.

Casa Própria: as inscrições já foram feitas e o Estado estuda realizar sorteio eletrônico   para agilizar o processo  das famílias habilitadas junto à Caixa Econômica para o início das obras.

Criação de um novo Distrito Industrial, geração de mais de 100 empregos e busca de novas empresas, entre elas, de Atacadão, gerando renda e empregabilidade aos guairenses.

Revitalização de praças: Praças da cidade estão sendo revitalizadas, entre elas, dos bairros Abdala Elias, Bom Jesus e o centro comunitário do João Vacaro.

Praça São Sebastião totalmente revitalizada.

Implantação do Plano Diretor com Diretrizes de normas e regras para os novos loteamentos para escoamento de água, mobilidade urbana, asfalto de qualidade, iluminação de LED e toda a infraestrutura adequada por parte dos empreendedores.

Estação de tratamento praticamente finalizada e com todos os processos burocráticos com o governo federal. Na fase final da colocação da manta Geomembrana, houve um problema devido às chuvas que ocorreram no período atrasando a finalização, mas que deve ser resolvido até o final desse 1º semestre de 2020.

Finalização da Obra do CRAS e da Quadra poliesportiva do bairro Tonico Garcia. Os processos burocráticos junto ao governo Federal atrasaram as obras, mas estão sendo retomados para a conclusão.

 

Hoje, em Guaíra, o respeito e dignidade chegam juntos e para todos

Um projeto inovador: o Ganha Tempo reuniu em um só lugar vários órgãos governamentais e municipais, com o objetivo de simplificar os processos. O cidadão tem acesso à Junta Militar, Banco do Povo, Procon, Sebrae-aqui, PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Acessa São Paulo, setor de Tributação, Detran e Emissão de RG em um só local. São 400 atendimentos/dia facilitando e agilizando os serviços ao cidadão.

Com o MIT – Município de Interesse Turístico, Guaíra, que já tem o turismo de negócios devido o setor do agronegócio, abre o leque para o turismo de eventos. A cidade mais estruturada para os turistas da região.

O Carnaval Popular de Guaíra reuniu cerca de 30 mil pessoas nas cinco noites e duas matinês de evento. O evento movimentou R$ 1,2 milhões de reais na economia da cidade.

A Pesca solidária: em três anos de evento trouxe entretenimento e solidariedade à população.

 

Nem só de trabalho vive o cidadão. Com suas políticas públicas, a  cultura volta  a oferecer o lazer e entretenimento à  população

As Oficinas culturais, por meio da Oscip Águas Correntes, gera empregos e proporciona atividades culturais a 1,2  mil guairenses.

O ECAL– Encontro de Artes Livres – voltou com total força. São 10 dias com atividades culturais totalmente de graça à população.

A Casa de Cultura é  palco de peças teatrais e exibição de filmes.

Encontro de Carros antigos trouxe entretenimento e Lazer

Undokai – Gincana poliesportiva fortalece a cultura da colônia japonesa.

Paixão de Cristo – o Maior espetáculo a céu aberto da região.

Exposições Itinerantes e Palco cultural com atrações musicais.

Casa de Cultura João Augusto de Mello recebeu revitalização de Infraestrutura, com a instalação de Sistema de Proteção e Combate aos incêndios. Na área externa, reforma de calçada e jardim, no cineteatro, rampa de acessibilidade, novas poltronas e aparelhos de ar condicionado.

 

 

DEAGUA – É essencial para todos!

Conquistou a 3ª colocação, premiação da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

O reservatório do Poço Profundo do bairro Tonico Garcia está em fase de licitação.

Foram realizadas 35 passagens de água em vários pontos da cidade.

Devolução aos consumidores de uma cobrança indevida em anos anteriores.

Efetivação do Programa de controle de pragas com aplicações no esgoto.

 

 

Ações COVID-19

A Santa Casa está com uma área restrita para atendimento a pacientes que precisem de internação do COVID-19  e o quadro de funcionários da saúde do hospital tem EPIs completos para se proteger.

Aquisição de Testes rápidos para testar público-alvo.

Monitoramento de pessoas com síndrome gripal que procuram a rede de saúde e suspeitos.

Máscaras que estão sendo confeccionadas em parceria com a Assistência social e  Diretoria de Desenvolvimento Econômico, que serão distribuídas à população e oferecer renda às costureiras.

Higienização e desinfecção nos prédios da saúde e locais de aglomerações.

Foram entregues 633 cestas básicas às famílias de vulnerabilidade em que há filhos matriculados na rede municipal de ensino. Se a quarentena for prorrogada por um período superior a 31 de maio, o município fornecerá diariamente duas marmitex às crianças. Os pais deverão cadastrar a criança para receber e retirar a alimentação na unidade escolar.

Campanha Guaíra Solidária: Clubes de serviço Lions Clube de Guaíra, Orbis Clube, Ação Solidaria, Rotary Clube, Diretoria de Assistência Social, Fundo Social de Solidariedade e Diretoria de Educação  arrecadam cestas básicas  com lista única às famílias em vulnerabilidade; em torno 500 cestas.

Transporte para os profissionais da Saúde que trabalham em Barretos

Pagamento em dia do funcionalismo público e de todas os demais fornecedores da Prefeitura.

 

Tudo isso com menos

“Acertar as dívidas e planejar os gastos fez com que a cidade voltasse a se desenvolver. Apesar de diminuição de receitas, colocar tudo em dia não é  fácil, você sabe como é  colocar a casa em ordem  e superar os desafios.” – José Eduardo

A primeira ação foi colocar as finanças em ordem. Em 2017, a prefeitura devia mais de R$ 14 milhões ao Fundo de Seguridade Social (Fundão) e R$ 5 milhões em precatórios. Nos dois primeiros anos (2017 e 2018), considerando a inflação 2,4% em 2017 e 3,75% em 2018, a receita arrecadada pela prefeitura foi de, aproximadamente, R$ 40 milhões a menos. Em 2016, a receita foi de R$ 187.772.935,42; em 2017, de R$ 165.949.592,63; em 2018, R$ 182.336.669,99; e, mesmo com menos dinheiro, o atual governo fez investimentos que transformaram em benefícios diretos à população. Em 2019, as contas foram fechadas com superávit.

 

 


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente