A transformação de um futuro ao dar a devida atenção ao meio ambiente

Para Claudio Armani e Maurilia Landim, se a cidade se comprometer com a sustentabilidade, com projetos visionários e campanhas de incentivo e preservação ao meio ambiente, o futuro dos cidadãos será diferente

Política
Guaíra, 23 de agosto de 2020 - 08h42

Quando foi inaugurada, na gestão de 1997 a 2000, a Usina de Reciclagem funcionava a todo vapor, oferecendo oportunidade à coleta seletiva da cidade.

Quando Claudio Armani inaugurou a Usina de Reciclagem em Guaíra, há mais de 20 anos, ele visionava um futuro sustentável para a cidade, almejando que a reciclagem, além de oferecer emprego e renda, colocaria o município em um patamar avançado.

Infelizmente, outros governantes não deram continuidade no espaço, que acabou sendo fechado. Agora, imaginem se a Usina estivesse funcionando ativamente até os dias atuais? Como seria a coleta seletiva guairense? Será que teríamos a separação dos recicláveis com os orgânicos pelas casas, ruas e espaços públicos? Com associações trabalhando juntamente com a administração pública? Talvez Guaíra seria referência no setor.

O mesmo acontece com a balança municipal. Destinada a receber resíduos sólidos (restos de construção) e também podas de árvores, porém, acabou se tornando depósito irregular de lixo doméstico, comprometendo o solo daquela região. O que deveria ser um exemplo está completamente às avessas.

Atual situação da balança municipal é desesperadora. Restos de construção se misturam a lixo doméstico, orgânico e até tóxico, comprometendo o solo da região.

 

Para o ex-prefeito da gestão 1997-2000, se o município se comprometer com a sustentabilidade, com projetos visionários e campanhas de incentivo e preservação ao meio ambiente, o futuro dos cidadãos será diferente.

“A cidade está crescendo e precisa de medidas para evitar o esgotamento do meio ambiente e garantir a sua permanência para as futuras gerações. Reciclagem é a palavra de ordem. Como estaríamos hoje se a usina de Reciclagem estivesse em pleno funcionamento? Nossos coletores, bem amparados pelo governo municipal, conseguiriam fazer a coleta em toda a cidade. Além disso, a população seria incentivada a fazer a separação de seu lixo em casa, do plástico, do papel, do vidro, do orgânico. Isso é necessário em uma gestão municipal. Se os governantes não pensarem no futuro, como poderão planejar uma cidade melhor?” questiona Cláudio Armani, pré-candidato a prefeito para as eleições 2020.

Ao seu lado, a pré-candidata a vice, Maurilia Landim, apoia e incentiva ações de investimento para o meio ambiente. Tanto que sua pousada é referência de Ecoturismo por ter mais de 5.000 árvores. “Temos que pensar em ações que contribuam para o desenvolvimento ambiental e econômico da cidade. Afinal, o que deixaremos para nossos filhos, netos, bisnetos? Precisamos promover tecnologias limpas, recuperar e fortalecer matas e florestas, proteger nossas vegetações nativas e ter políticas públicas voltadas para isso. Os próximos governantes devem oferecer  capacitações para a correta gestão social de resíduos sólidos e apoiar esses coletores. Além disso, fazer o destino correto do nosso lixo”, comenta.

E Claudio adiciona: “Com os problemas de falta de aterro, deve-se pensar em uma finalidade para todo esse lixo, algo visionário, assim como fizemos com a Usina de Reciclagem há 22 anos. Precisamos pensar em uma cidade mais arborizada. Imagine seguir o exemplo de outros municípios, com o plantio de uma árvore para cada bebê que nasce? É preciso que o poder público busque parcerias e lute por uma cidade mais sustentável, faça mais pelo meio ambiente!”

Para finalizar, Claudio e Maurilia convidam a comunidade guairense a acompanhar a Live de segunda-feira, 24 de agosto, a partir das 19h30, com o tema “Lixo e Meio Ambiente”, para falar um pouco mais sobre este assunto. O bate-papo vai acontece na fanpage facebook.com/claudioarmaniguaira ou facebook.com/maurilialandimguaira


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Política
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente