Adoçante deve ser consumido por orientação do médico ou nutricionista

Agora
Guaíra, 6 de agosto de 2016 - 08h04

Estudos estão investigando se os adoçantes podem alterar a flora intestinal. Alguns podem dar mais vontade de comer doce depois de consumidos

Alguns estudos estão investigando se os adoçantes podem alterar a flora intestinal e até se dão mais vontade de comer doce depois de consumido. O adoçante é indicado para pessoas diabéticas, com pré-diabetes ou que precisam emagrecer, desde que com recomendação de um médico ou nutricionista.

Cinco gotas do produto equivalem, em geral, a uma colher de chá de açúcar. E um sachê corresponde a duas colheres de chá de açúcar. Um sachê de aspartame, sacarina, sucralose ou ciclamato (800 mg) tem 3 kcal, um de estévia tem 0,81 kcal e um de açúcar (6 g) tem 24 kcal. A sucralose adoça 600 vezes mais que a sacarose, a sacarina adoça 500 vezes mais e o aspartame tem capacidade de adoçar 200 vezes mais.

Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern e a engenheira de alimentos Ana Maria Giandon, o adoçante não satisfaz nossa necessidade de glicose. Agrada ao paladar, mas o cérebro não interpreta a ingestão como a de um doce. A substância entra e sai do organismo, pela urina, sem ser metabolizada – com exceção do aspartame.

Já o ciclamato é absorvido parcialmente no intestino e depois eliminado pelo xixi. Os adoçantes podem ser usados por diabéticos porque não necessitam de insulina do organismo. Pessoas com a doença têm deficiência na absorção desse hormônio ou o pâncreas não o produz.

A função da insulina é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia, aproveitada por todas as células. E a redução de calorias não ocorre apenas com o uso de adoçantes não calóricos. Uma alimentação rica em fibras, cereais integrais, vegetais e carnes magras, além de atividade física regular, são os maiores aliados para manter o peso e a glicemia no nível ideal.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Agora
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente