
As rodovias, especialmente aquelas que possuem alto fluxo de veículos, têm se mostrado como verdadeiras ameaças aos animais que vivem nas áreas próximas.
Atropelamentos de animais silvestres não só resultam na perda de exemplares, mas também podem gerar sérios acidentes para os motoristas e passageiros dos veículos envolvidos. Animais como a Jaguatirica, por exemplo, possuem uma força e velocidade consideráveis, o que pode ocasionar danos significativos aos veículos e seus ocupantes.
Diante desse cenário, é fundamental que todos os motoristas redobrem os cuidados ao trafegar por rodovias. Os motoristas devem estar atentos aos sinais de avistamento de animais e reduzir a velocidade quando estiverem em áreas com maior probabilidade de encontrá-los.
É importante ressaltar que, em caso de avistamento de animal silvestre atropelado ou na zona urbana, é necessário comunicar as autoridades competentes, como o Zoológico
Municipal e a Guarda Civil Municipal, pelos telefones: (17) 3331-1387 e (17) 3331-2273. Essas instituições possuem os meios necessários para tomar as devidas providências, como resgate e cuidados veterinários.

