Antigo prédio do PS é alvo de discussão sobre estar preparado para receber pacientes suspeitos de covid-19

Governo municipal destacou que o local está pronto para receber pacientes caso a Santa Casa atinja o seu número máximo na área isolada. Para a vereadora Dra. Bia Junqueira, o espaço não possui todos os equipamentos necessários

Política
Guaíra, 24 de junho de 2020 - 23h35

Durante uma postagem em suas redes sociais na última terça-feira, 23, a vereadora Ana Beatriz Coscrato Junqueira sugeriu ao prefeito municipal que utilizasse o prédio do antigo Pronto Socorro Municipal para criar um Centro de Atendimento Especializado para atendimento de pessoas com sintomas de Covid-19 e com síndromes gripais.

Após a declaração, o secretário Municipal de Saúde, Jorge Uatanabe do Prado, fez um comentário informando que a vereadora estava atrasada, uma vez que o prédio do antigo Pronto Socorro já estava preparado para receber pacientes.  Inclusive, o prefeito já havia adiantado, há algumas semanas, que o local receberia pacientes com suspeitas da doença caso a Santa Casa atingisse o seu número máximo na área isolada.

Na postagem, a Dra. Bia sugere que o governo municipal crie um espaço com toda a estrutura necessária, de isolamento e cuidados tanto para os pacientes como para os profissionais da Saúde. “No pronto atendimento municipal existem outros pacientes que são atendidos. Não é certo continuar da forma que está sem nenhum tipo de organização neste primeiro atendimento dos pacientes. É colocar em risco vidas de pacientes e dos profissionais da saúde.Este local sendo bem equipado facilitaria este primeiro atendimento. Poderia até disponibiliza um telefone ‘DISK SAÚDE’ para que as pessoas com sintomas possam entrar em contato e receber informações corretas de como proceder no atendimento”, sugeriu Dra. Bia.

Em contrapartida, a prefeitura mostrou, através de um vídeo pelas redes sociais, que a Santa Casa de Misericórdia de Guaíra preparou uma área para receber os positivados e suspeitos, com todos os aparatos, em 14 leitos. Até o fechamento dessa edição, havia7 pessoas internadas nesse local. “Preparamos o prédio há mais de 90 dias. Espero que não precisemos, porque até agora não sublotamos a Santa Casa, nós nos preparamos se caso fosse preciso.Ali será utilizado para medicação, ficar em observação, pacientes gripais ou suspeitos. Positivados somente dentro da santa casa, que atualmente está com 7 internados, em média complexidade. Temos 4 respiradores e utilizamos nas emergências e para preparar o pacientes antes de encaminhá-los a Barretos. Para a cidade vizinha vão aqueles que não estão bem e precisam de UTI”, disse Jorge Uatanabe.

VISITA

Ainda na tarde de terça, 23, a vereadora esteve no prédio e disse que o local estava sujo, sem nenhum equipamento, com uma única maca e algumas poltronas. Já em sua visita na manhã de ontem, 24, ela contou que a prefeitura havia feito a limpeza e organizado as poltronas, tentando demonstrar que o “prédio estava preparado”.

“Quando souberam que fui lá, colocaram pessoa para lavar e arrumar os móveis que estavam lá amontoados. Infelizmente não tem estrutura como vem sendo dito. Com aumento de casos me preocupo muito, espero que daqui para frente se organizem mais, parem de inventar e mostrem à população com transparência todas as medidas que estão sendo tomadas. Eu fiz apenas uma sugestão, inclusive acatada pela população. Fazer o certo é olhar para as boas sugestões, independente de onde partiram”, comentou Ana Beatriz.

ATAQUES

Ainda na tarde de ontem, 24, após o vídeo da visita da Dra. Bia, outro vídeo foi publicado, anonimamente, comparando ela ao ex-piloto de Fórmula 1, Rubens Barrichello.“Eu lamento que a atual administração esteja participando de ataques baixos como este. Mas, não me surpreendo, porque é de conhecimento de todos de onde vem esta orientação de atacar aqueles que mostram a verdade para a população.  Estou com minha consciência tranquila. Ando  de cabeça erguida e não vão me intimidar”, concluiu ela.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Política
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente