Aplicativo Polícia Popular tem botão “Maria da Penha” e chamada 180

Agora
Guaíra, 8 de junho de 2016 - 08h02

Aplicativo permite que as pessoas mandem alertas em tempo real de casos de violência contra a mulher na região em que se encontram

 

Inspirado na lei Maria da Penha, criada em 2006, como forma de coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, um dos alertas do aplicativo Polícia Popular permite que as pessoas avisem toda a vizinhança sobre casos de violência nas regiões em que estão. O aplicativo, lançado há pouco mais de duas semanas, traz mais de 250 downloads por dia e promete ser mais uma opção de defesa para a população, tão carente de segurança. Enquanto nas mãos das vítimas, o app traz o botão 180 para discagem de emergência, para que elas possam DENUNCIAR estupros e assédios.

Como funciona o alerta “Maria da Penha”: ao presenciar algum ato neste contexto, o usuário aciona rapidamente o botão “Maria da Penha” no aplicativo e qualquer pessoa em toda a região fica sabendo em tempo real o local exato do ocorrido.

Em 2014, o Brasil era o 7º país no ranking de violências deste tipo. Uma em cada cinco mulheres considera já ter sofrido alguma violência de homens, conhecidos ou desconhecidos. Humilhar, xingar, diminuir a autoestima, reprimir, controlar e expor a mulher são alguns dos atos que entram na classificação de “violência”, sendo esta não apenas física, como também verbal e psicológica.

Dada a gravidade deste quadro, ferramentas como o aplicativo Polícia Popular são de grande relevância no combate e prevenção a este tipo de crime. Além disso, muitas mulheres, quando sofrem agressão, não buscam ajuda: de acordo com pesquisa da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, mais de 60% das mulheres vítimas de violência preferem não denunciar a agressão por vergonha. Com o alerta “Maria da Penha” do aplicativo, mesmo que ela não fale nada, quem está ao redor pode fazer a diferença. Expondo o autor, deixando todos em estado de atenção, e assim, evitar uma tragédia.

Além do Maria da Penha, o Polícia Popular possui diversos outros alertas: Acidente, Suspeito, Roubo, Roubo de Veículo, Furto, Maria da Penha, Pessoa Desaparecida, Animal Perdido, Motorista Embriagado, Drogas, Sequestro, Homicídio, Foragido.

Você consegue baixar o Polícia Popular gratuitamente na Google Play Store ou na App Store.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Agora
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente