Baixa adesão de crianças e mães à campanha de vacinação contra a gripe preocupa Saúde

Cobertura vacinal média é de apenas 30% entre menores de 6 anos, gestantes e puérperas; campanha vai até 5 de junho

Saúde
Guaíra, 26 de maio de 2020 - 16h46

A duas semanas do fim da Campanha de Vacinação contra a gripe de 2020, mais de 11,9 milhões de pessoas já se vacinaram contra a influenza, no estado de São Paulo. Porém, sete a cada dez mães e menores de seis anos ainda precisam se imunizar – esses grupos que ainda têm cobertura vacinal de apenas 30%, em média. De acordo com a enfermeira da Vigilância epidemiológica de Guaíra, a baixa adesão também ocorre no município.

Por isso, a Secretaria de Saúde faz um alerta especial para as famílias, para que estes grupos compareceram aos postos.

Nesta última fase, as doses estão disponíveis para adultos de 55 a 59 anos de idade, além de professores de escolas públicas e privadas. Ainda assim, quem faz parte de outros grupos e ainda não procurou uma unidade de saúde para ser imunizado, pode comparecer aos postos até o final da campanha, que se encerrará no dia 5 de junho. Fazem parte do público-alvo: idosos acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; profissionais de forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas, comorbidades e outras condições clínicas especiais; caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários; sistema prisional; indígenas; crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias; adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

Neste ano, o Instituto Butantan entregou ao Brasil 75 milhões de doses da vacina, 10 milhões a mais em comparação a 2019. E as doses são constituídas por três cepas de Influenza: A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09; A/South Austrália/34/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente