Campanha de vacina contra a gripe amplia público atendido a partir de hoje, 16

Nesta etapa, o grupo prioritário inclui portadores de doenças crônicas não transmissíveis, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo

Cidade
Guaíra, 16 de abril de 2020 - 00h00

A partir de hoje, dia 16 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe entra em sua 2ª fase contra a Influenza, H1N1, ampliando o público-alvo.

Agora, além dos idosos, profissionais de saúde, segurança e salvamento, podem tomar a vacina os portadores de doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes, asma e outras), caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo.

Em 2020, o Ministério da Saúde antecipou em três semanas a realização da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza pelo momento em que o mundo enfrenta no combate à Covid-19, a fim de proteger de forma antecipada a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, auxiliando na exclusão de diagnósticos em virtude dessa nova doença.

A estratégia de vacinação acontece por fases, grupos prioritários e datas, com base nas entregas do laboratório parceiro, tendo iniciado em 23 de março com a vacinação dos idosos e trabalhadores da saúde. As demais fases ainda serão iniciadas.

Além dos grupos prioritários já definidos e em virtude da ocorrência da epidemia global pelo Coronavírus, definiu-se por incluir os caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários como grupo prioritário para vacinação na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (confira no quadro o público-alvo). O grupo deve ser vacinado independente do município de residência, uma vez que transitam por todo o País, cabendo ao território organizar e facilitar o acesso desses profissionais.

Os motoristas de aplicativo ou táxi não estão contemplados nesta fase, devido ao escalonamento da entrega das vacinas pelo laboratório produtor e a indisponibilidade de quantitativo para atender a todos.

O Ministério da Saúde Informa que os professores do ensino básico ao superior, cujas aulas estão suspensas, passarão a ser vacinados na terceira fase da campanha com início no dia 9 de maio. Mas, se apresentarem doenças crônicas, devem se vacinar ainda na segunda fase.

O Programa Nacional de Imunizações permanece alertando sobre a importância da vacinação do público-alvo já definido, para evitar a influenza com seus possíveis agravamentos.

 

Grupos contemplados que podem tomar a dose da H1N1 grátis pelo SUS

Fases Grupos prioritários Data para iniciar a vacinação por grupo
1ª fase Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde 23/mar
2ª fase Profissionais das forças de segurança e salvamento

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

Funcionários do sistema prisional  adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

População privada de liberdade Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários

16/abr

 

3ª fase

 

Professores das escolas públicas e privadas

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

Gestantes

Puérperas

Povos indígenas

Adultos de 55 a 59 anos de idade

Pessoas com deficiência

09/mai

 

Fonte: Ministério da Saúde

 

 


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente