Com feriado de Tiradentes, repartições públicas retornam ao atendimento nesta quinta (22)

 As vacinações não acontecem hoje, voltando o programa de imunização contra a gripe somente amanhã

Cidade
Guaíra, 21 de abril de 2021 - 16h02

Apesar da onda de feriados antecipados no estado, o feriado nacional de Tiradentes acontece normalmente hoje, quarta-feira (21), com o fechamento de todo o comércio e das repartições públicas, retornando nesta quinta-feira, 22.

A coleta de lixo doméstico e a varrição de rua acontecem da forma usual. Porém a coleta noturna terá início antecipada das 18h para às 14h . O horário volta ao normal amanhã.  A coleta de outros detritos, como limpeza de quintais e em pontos estratégicos não ocorre no feriado.

Na saúde, todos os espaços também ficam fechados, com exceção do Pronto Socorro e Santa Casa de Misericórdia. As vacinações não acontecem hoje, voltando o programa de imunização contra a gripe nesta quinta.

A GCM Guarda Civil Municipal, trabalhará em sistema de plantão de 24h. Já o ônibus da Prefeitura que faz a linha São José do Albertópolis (Guaritá) não roda no feriado.

As repartições de DEAGUA também permanecem fechadas com retorno para amanhã, mas emergências podem ser atendidas pelo telefone 115.

 

Feriado nacional

No dia 21 de abril, comemora-se o Dia de Tiradentes. O feriado faz alusão à morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido na história nacional como Tiradentes, o herói da Inconfidência Mineira, que foi uma revolta de 1789, de caráter republicano e separatista, organizada pela elite socioeconômica da capitania de Minas Gerais contra o domínio colonial português. Ela foi baseada nos ideais do Iluminismo e teve influência da Revolução Americana, que resultou na independência dos Estados Unidos. 

No século 18, Minas Gerais era a capitania mais próspera do Brasil, fruto da atividade mineradora, que trouxe riqueza e desenvolvimento para a região. Mas a relação entre colonos e a Coroa não era boa: a elite econômica era contra a política fiscal imposta por Portugal. 

Devido ao grande volume de extração, o ouro começou a entrar em decadência em Minas e a quantidade de impostos pagos a Portugal estava decaindo. Nesse cenário, o Visconde de Barbacena assumiu como governador em 1788, com a ordem de realizar uma “derrama” – mecanismo utilizado por Portugal para realizar a cobrança obrigatória de tributos. Esse foi o estopim para a elite local antecipar os preparativos para a revolta. 

Mas não deu certo. Na verdade, a conspiração nem chegou a ser iniciada, pois foi descoberta, após autoridades coloniais em Minas Gerais receberem denúncias.  O movimento foi traído por Joaquim Silvério dos Reis, que fez a denúncia para obter perdão de suas dívidas com a Coroa. Uma delação premiada. Todos os líderes da conjuração tiveram suas penas amenizadas, menos Tiradentes, o único que não fazia parte da elite. Por ser militar (que devia obediência à Coroa) e por ter assumido a culpa, a pena dada a Tiradentes foi a mais cruel. Depois de três anos preso, o alferes, no dia 21 de abril de 1792, foi“enforcado, decapitado e esquartejado. Com o tempo, sobretudo após a Independência, sua imagem passou a ser usada como símbolo de luta pela liberdade no Brasil, tanto na fase imperial quanto na fase republicana.

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente