Acontece, de 15 a 17/4, a XXII Semana de Fitoterapia − Prof. Walter Radamés Accorsi. Com o tema “Cultivo da Saúde no Bem Viver”, toda a programação será realizada na sede da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), em Campinas, de forma gratuita e aberta ao público em geral.
O evento foi criado pela Lei Municipal n.º 11.385, de 15 de outubro de 2002, e tem como objetivo informar, sensibilizar, conscientizar e mobilizar a opinião pública sobre o cultivo e o uso de plantas medicinais; além de ampliar os conhecimentos técnicos dos profissionais da rede municipal de saúde por meio de cursos e palestras sobre fitoterapia e temas afins, bem como proporcionar a divulgação de saberes tradicionais e científicos sobre fitoterapia, etnobotânica e produção de plantas medicinais.
De acordo com Cleide Cristina dos Santos Lobato, assessora técnica da CATI, a Semana de Fitoterapia desempenha um papel importante na promoção do conhecimento e no uso seguro de plantas medicinais. “Ela tem como objetivo principal a disseminação do conhecimento sobre o cultivo e uso seguro de plantas medicinais, promovendo a saúde e o bem-estar da população, além de compartilhar saberes tradicionais e científicos relacionados à fitoterapia”, enfatiza.
A XXII Semana de Fitoterapia – Prof. Walter Radamés Accorsi é uma realização da CATI e Prefeitura Municipal de Campinas, com apoio de entidades parceiras.
Programação
Com uma programação diversificada, o evento inclui mesas-redondas e palestras com especialistas de renome que discutirão as propriedades medicinais das plantas, suas aplicações e como utilizá-las de forma segura e eficaz.
Segundo Cleide, o tema deste ano, “Cultivo da Saúde no Bem Viver”, visa explorar o universo do conhecimento sobre o cultivo da saúde por meio das plantas medicinais, enfatizando a relação entre a saúde da terra, a vitalidade das plantas e o bem-estar humano.
Dentro da programação, as atividades incluem oficina prática sobre cultivo de plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais (PANC) em vasos e pequenos espaços, apresentações de experiências bem-sucedidas em farmácias vivas municipais e no Programa Estadual de Plantas Aromáticas, Medicinais e Fitoterápicos e feira de produtos naturais, com uma ampla variedade de artesanatos, produtos fitoterápicos, cosméticos naturais e alimentos orgânicos.
“Um dos destaques da programação é a palestra ‘Alimentação – os caminhos para a saúde com as plantas medicinais e PANC’, com as palestrantes Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães (Cozinha Medicinal de Santa Bárbara d´Oeste) e Cristina Tanikawa (Unicamp), que abordará a intersecção entre fitoterapia e nutrição, explorando como as plantas medicinais e PANC podem ser utilizadas para promover a saúde e o bem-estar”, enfatiza a assessora técnica.
Vale ressaltar que a Semana de Fitoterapia proporciona também uma rica troca de saberes e experiências entre participantes apaixonados pela saúde natural.