Começa amanhã a Terceira Semana de Ogum com palestras e apresentações

A programação ocorrerá na Sala Cinergia do Centro Cultural Colorado, entre quarta e sexta-feira e na sede do CEO Ogum, no sábado dia 27

Cidade
Guaíra, 23 de abril de 2019 - 10h04

Entre os dias 24 e 27 de abril, ocorre a Terceira Semana de Ogum, em celebração ao ”Dia de Ogum – Valorização da Cultura Afro-brasileira”, comemorado em 23/04 de acordo com a Lei Ordinária Municipal N° 2786/2017, instituído no calendário da cidade, organizado pelo Centro Espírita de Umbanda 7 Espadas.

O evento, que será realizado na Sala Cinergia do Centro Cultural Colorado, localizado na Avenida José Cavenaghe Número 1355 e contará com exposições, apresentações e palestras com profissionais renomados.

De acordo com o organizador, Gustavo Monson, o intuito é promover o debate das questões relacionadas ao racismo e preconceito contra o negro, combater a intolerância religiosa, principalmente contra as religiões de matriz africana, como a Umbanda e o Candomblé, além de manifestar, integrar e valorizar as tradições de matriz africana na formação da sociedade brasileira e reconhecer e empoderar os afrodescendentes no contexto histórico, econômico, social e religioso do Brasil atual.

”Convido toda a população de Guaíra e região para participar da Terceira Semana de Ogum, com o objetivo de promover um melhor entendimento e debate sobre a importância da cultura de matriz africana na formação da sociedade brasileira”, anunciou Gustavo.

Programação

Nessa quarta dia 24 a programação começa com a exposição ”Caminhos dos Orixás – Aruanda Brasil”, a partir das 10h. À noite, ocorre a abertura oficial da Terceira Semana de Ogum, a partir das 19h e logo depois, o Fórum Intermunicipal de Povos Tradicionais e Matriz Africana, seguido de uma apresentação de dança ”Ogum” com Lorran Tosta.

Na quinta dia 25 a exposição continua na parte da manhã; a partir das 19h, será ministrada a palestra ”O que é o Candomblé”, com a sacerdotisa Iyá Bia de Osumaré; e às 21h, uma apresentação musical com Vinícius Lima Trio, sobre a Influência da Cultura Africana na Música Brasileira.

No dia 26 a Sala Cinergia continua recebendo as apresentações, com exposição a partir das 10h; palestra ”O que é a Umbanda?”, com Bruno Lanaro e Léo Lousada; e show musical da Curimba Adoreaxé, com Pontos Típicos de Terreiro.

Já no sábado dia 27 a partir das 19h, o Centro Espírita de Umbanda Ogum Sete Espadas irá realizar a Procissão de Ogum até a sua sede, na Avenida Lions Clube Número 1630 no Bairro Jardim Ligia, para homenagear o orixá guerreiro e às 20h ocorrerá a Festa de Ogum, com Feijoada e Roda de Samba, encerrando a semana do evento.

O evento conta com o apoio da prefeitura, do IORM (Sala Cinergia) e do CMCN (Conselho Municipal da Comunidade Negra) e com parceria da Aruanda Brasil de Barretos e ADG Public.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos