Conheça as dez características essenciais do comportamento empreendedor

Agora
Guaíra, 25 de junho de 2016 - 08h10

Curso Empretec, com metodologia da ONU, será realizado em julho em Guaíra; ainda há vagas

O sucesso empresarial vai além da habilidade de gerenciamento de negócios. Depende da atitude do indivíduo. E para ajudar o empresário a conhecer e aprimorar suas características empreendedoras, o Sebrae-SP promove o Empretec, um curso com metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), que terá uma turma entre 4 a 9 de julho, em Guaíra. Esta será a última turma de 2016 formada na região e as inscrições estão abertas para a entrevista que acontecerá em 27 de junho.

O objetivo do Empretec é proporcionar aos empreendedores a identificação, a vivência prática e o desenvolvimento de características comportamentais, possibilitando um fortalecimento pessoal e estimulando-os a novos desafios.

Saiba quais são as dez características essenciais do comportamento empreendedor trabalhadas no Empretec:

  1. Busca de oportunidades e iniciativa – desenvolve a capacidade de se antecipar aos fatos e de criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços.
  2. Persistência – desenvolve a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso.
  3. Correr riscos calculados – envolve a disposição de assumir desafios e responder por eles.
  4. Exigência de qualidade e eficiência – relaciona-se com a disposição e a inclinação para fazer sempre mais e melhor.
  5. Comprometimento – característica que envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes.
  6. Busca de informações – característica que envolve a atualização constante de dados e informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio.
  7. Estabelecimento de metas – compreende saber estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa, tanto em longo como em curto prazo.
  8. Planejamento e monitoramento sistemáticos – desenvolve a organização de tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de que possam ter os resultados medidos e avaliados.
  9. Persuasão e rede de contatos – engloba o uso de estratégia para influenciar e persuadir pessoas e se relacionar com pessoas chave que possam ajudar a atingir os objetivos do seu negócio.
  10. Independência e autoconfiança – desenvolve a autonomia para agir e manter sempre a confiança no sucesso.

“Por meio de atividades práticas, individuais e em grupo, o empresário consegue identificar esses comportamentos, essenciais para o sucesso do negócio, e quais ele precisa desenvolver. Ele é desafiado o tempo todo durante o curso”, explica a analista do Sebrae-SP, Joyce Costa Henrique.

As últimas vezes que a cidade de Guaíra recebeu o Empretec foram em setembro de 2013 e setembro de 2014, com 24 empreendedores em cada turma. “Em 2015 não tivemos o Empretec e, por isso, fazer o curso este ano será uma grande oportunidade. E será o último seminário de 2016 na região”, destaca Joyce.

No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae e capacita em torno de 10 mil participantes ao ano. A metodologia consiste em aplicação de jogos simulados, exercícios, atividades específicas, palestras, material didático, trabalhos dentro e fora de sala. A metodologia consiste em 60 horas de capacitação durante seis dias.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Agora
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente