Sabia que é possível destinar uma parte do seu imposto de renda para ajudar projetos sociais que atendem pessoas de todas as faixas etárias?
O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA) e o Conselho Estadual do Idoso (CEI), ligados à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS), se unem em campanha para incentivar os cidadãos paulistas a doarem até 1% do imposto de renda de Pessoa Jurídica e 6% de Pessoa Física para projetos sociais de crianças, adolescentes e idosos de São Paulo.
A destinação de Pessoa Jurídica precisa ser feita até o final deste ano, dia 28 de dezembro. Já Pessoa Física pode doar até 6%, sendo que pode optar por doar até 3% no ato da sua declaração. No caso do CONDECA, os contribuintes podem escolher o projeto que desejam financiar.
A legislação assegura ao contribuinte o direito de escolher onde aplicar parte do valor do Imposto de Renda. Porém, de acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro, muitos brasileiros desconhecem esse direito.
“Geralmente, as pessoas confundem a destinação do imposto com o aumento de tributos e o que ocorre na prática é justamente o contrário. Essa falta de esclarecimento resulta em menos recursos destinados a quem precisa. Na verdade, está é uma maneira de ser solidário, sem colocar dinheiro extra”, esclarece Pesaro.
Os Conselhos, que são compostos por representantes do poder público e sociedade civil, fazem a gestão dos Fundos. Por meio de edital, fazem a chamada pública dos projetos e os contribuintes têm a opção de escolher aquele que deseja financiar. As entidades beneficiadas possuem trabalhos sólidos, efetivos e reconhecidos internacionalmente.