Durante o evento Governo na Área realizado pelo Governo do Estado na cidade de Barretos, o Deputado Arnaldo Jardim recebeu a reportagem do Jornal O Guaíra e Revista AGRO/SA e concedeu uma entrevista onde falou sobre as expectativas para o Plano Safra 2022/20223.
O Deputado manifestou preocupação com a liberação de recursos para financiar a safra. “Uma alegria muito grande poder festejar um fato que é um prognóstico de ter mais uma safra recorde de grãos no país. A agricultura mais uma vez está superando. Mas, há uma preocupação muito grande que nós temos com relação ao financiamento da safra. Nós não temos ainda os recursos garantidos para a safra”, comentou Arnaldo Jardim.
Na visão do parlamentar, o aumento dos implementos e insumos para a agricultura justificam a necessidade de aumento dos recursos para financiamento. Nós tivemos um aumento de implementos de mais de 50% e dos insumos, adubos, defensivos, que chegou, em média, a casa de 30%. Para fazermos frente a estes novos custos, precisamos de mais recursos para o plano safra e isto ainda não está acertado. Nós já tivemos várias reuniões com autoridades econômicas do governo e estou ao lado da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) participando destas negociações, mas ainda não temos esta garantia. Nós precisamos deste recurso já agora, para no início de julho, anunciarmos o plano safra 2022/2023”, frisou ele.
Sobre o evento realizado em Barretos, Arnaldo Jardim comentou sobre importantes conquistas para a região de Guaíra, destacando o asfaltamento da estrada entre Guaíra e Morro Agudo. “Nós tivemos um passo muito importante que foi o fortalecimento dos programas da Secretaria Estadual de Agricultura aqui em nossa região. Isto se somou a uma prioridade que o Governador Rodrigo Garcia tem dado na questão da infraestrutura.
Nós temos tanto a ligação Guaíra a Morro Agudo, há tanto tempo sonhada, como algo se torna realidade. Nós temos a recuperação da vicinal para melhorar o tráfego de veículos e implementos agrícolas que foram entregues para Guaíra e municípios da região. Isto tudo se soma ao apoio aos nossos produtores rurais”, finalizou.