Aos mestres, com carinho!

Editorial
Guaíra, 15 de outubro de 2019 - 10h07

”Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.” D. Pedro II

Fui teu professor? Então, eu fui aquele que te pediu para virar para frente, parar de conversar, prestar atenção, sentar no teu lugar, desfazer a rodinha… Que te pediu para fazer aquelas ”tarefas difíceis”, chamou a tua atenção, repetiu mil vezes as mesmas coisas… Dentre as várias repetições: ”Vamos lá, pessoal! Vocês conseguem, parem de enrolação!”

Fui o ”chato”, quantas vezes foram precisas, e sabe por quê? Porque me importava e continuo me importando! Preocupei-me contigo, com teu futuro, quis que aprendesse e te tornasse um cidadão de bem.

Quando tu puderes compreender isso já não serei mais teu professor, mas espero que te lembres que um dia me importei contigo, que convivemos juntos e que tentei te ensinar muito mais do que a matéria.

A verdade sobre os profissionais da Educação ”Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.”

Atualmente, há um fenômeno recorrente: Professores são agredidos fisicamente dentro das alas de aula. Mas, mesmo assim são marcantes nas vidas dos alunos. Ensinam mais do que as matérias pedagógicas, ensinam ética, valores, responsabilidades, generosidades, dão exemplos e são a inspiração de alguns.

A data de hoje é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, que repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas ”galinhas”.

Acreditamos que, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente