Cuidado com as “Fake News”

Editorial
Guaíra, 18 de março de 2018 - 10h32

A verdade não vive o seu melhor momento. Na sociedade da informação e dos conteúdos virais, as inverdades ou completas mentiras – para ser mais claro – ganham força nas redes sociais e apps de mensagem, como o WhatsApp. É o que os especialistas chamam de a “era da pós-verdade”, onde as fake news – notícias falsas – reinam em textos, imagens e áudios.

Quem ganha com isto? A maldade, a sacanagem, a ignorância e, certamente, algumas pessoas interessadas em política e poder.

Existem, pelo menos, dois exemplos clássicos de notícias falsas sobre os políticos: a primeira refere-se à ex-presidente Dilma Roussef: uma investigação revela como blog defendia Dilma com rede de fakes em 2010. Ex-funcionários de empresa de marketing disseram à BBC Brasil que criaram perfis falsos no Orkut e no Twitter para beneficiar a petista em eleição, derrubando boatos e, ao mesmo tempo, disseminando notícias falsas sobre rivais; a segunda vem também dos políticos petistas, em especial ao ex-presidente Lula.

Uma lista imensa de fazendas, com seus respectivos nomes e a sua extensão territorial está elencada no WhatsApp contendo um rol de propriedades gigantescas da família Lula. Num primeiro momento, parece absurda tal informação devido ao valor astronômico de tal patrimônio. Em uma busca pelos nomes na internet, é possível verificar que quase todas estas fazendas estão em nome da Pessoa Jurídica Agropecuária Santa Bárbara Xinguara S.A. e suas filias, com uma única exceção, a Fazenda Matão encontrada em nome de Indústria e Comercio Iracema Ltda. O fato de a empresa ter o mesmo nome do sítio que é investigado pela Operação Lava Jato, “Santa Bárbara”, chama a atenção.

Mas, se todas estas informações sobre o patrimônio da Família do Lula procedessem de verdade, se não fossem mais uma dessas notícias fabricadas, as investigações da Polícia Federal já teriam conseguido alcançar esses bens e eles já estariam bloqueados pela ação judicial.

É preciso cuidado ao ler e “curtir” tais notícias.


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente