Por que hoje é feriado?

Editorial
Guaíra, 15 de novembro de 2017 - 10h00

Se alguém perguntar o que foi e o que é Proclamação da República, é bom explicar que foi uma mudança ocorrida na história brasileira.  Este dia, além de ser feriado, é um dia especial e muito importante ao país.

Na manhã de 15 de novembro de 1889 aconteceu a Proclamação da República!

A República é um governo que procura atender aos interesses gerais das pessoas. É o povo que elege o presidente da República, e ele fica no poder por tempo limitado.

Antes disso, o Brasil foi um Império, governado por um imperador – Dom Pedro II. No Império, o poder é absoluto do governante, e não do povo.

Dom Pedro não reagiu ao golpe. Passou os seus últimos dois anos de vida no exílio na Europa, vivendo só e com poucos recursos. O primeiro ato de corrupção do regime republicano foi quando obrigaram a família imperial do Brasil ir para o exílio, retiraram dos cofres públicos 5 mil contos de réis e deram a Dom Pedro II como forma de indenização pelos danos sofridos.

O Imperador não só recusou como também exigiu que caso o dinheiro já tivesse sido retirado dos cofres públicos que fosse feito um documento comprobatório no qual ele o estaria devolvendo. Ele citou então a frase: “Com que autoridade esses senhores dispõe do dinheiro publico?”

O que grande parte das pessoas não sabe é que foi tarefa difícil convencer Marechal Deodoro a dar “o golpe”, tendo em vista que o mesmo era amigo do Imperador Dom Pedro II e era um dos maiores defensores do Monarquismo.

Parece que nossa “república” começou errada e – a bem da verdade – não continua certa até hoje.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente