Se alguém perguntar o que foi e o que é Proclamação da República, é bom explicar que foi uma mudança ocorrida na história brasileira. Este dia, além de ser feriado, é um dia especial e muito importante ao país.
Na manhã de 15 de novembro de 1889 aconteceu a Proclamação da República!
A República é um governo que procura atender aos interesses gerais das pessoas. É o povo que elege o presidente da República, e ele fica no poder por tempo limitado.
Antes disso, o Brasil foi um Império, governado por um imperador – Dom Pedro II. No Império, o poder é absoluto do governante, e não do povo.
Dom Pedro não reagiu ao golpe. Passou os seus últimos dois anos de vida no exílio na Europa, vivendo só e com poucos recursos. O primeiro ato de corrupção do regime republicano foi quando obrigaram a família imperial do Brasil ir para o exílio, retiraram dos cofres públicos 5 mil contos de réis e deram a Dom Pedro II como forma de indenização pelos danos sofridos.
O Imperador não só recusou como também exigiu que caso o dinheiro já tivesse sido retirado dos cofres públicos que fosse feito um documento comprobatório no qual ele o estaria devolvendo. Ele citou então a frase: “Com que autoridade esses senhores dispõe do dinheiro publico?”
O que grande parte das pessoas não sabe é que foi tarefa difícil convencer Marechal Deodoro a dar “o golpe”, tendo em vista que o mesmo era amigo do Imperador Dom Pedro II e era um dos maiores defensores do Monarquismo.
Parece que nossa “república” começou errada e – a bem da verdade – não continua certa até hoje.