Um pouco de história

Editorial
Guaíra, 31 de julho de 2018 - 09h28

 

 

 

 

 

 

 

 

Diariamente, nosso leitor presencia a realização de um projeto que nasceu pequeno, humilde, há 89 anos. A princípio, o Jornal O Guaíra era uma “meia folha” dobrada ao meio, com uma impressão precária, que circulava aos domingos trazendo notícias de nascimentos, casamentos, aniversariantes e uma ou outra notícia de relevo.

O que poderia acontecer de relevante na nossa Guaíra de 89 atrás?

Mas, o velho “bichão” fazia acontecer. Na sua máquina de escrever tão precária quanto a sua tipografia, era o redator, o revisor, o impressor e o jornalista responsável. Fazia tudo, de receitas de bolos até poesias!

A máquina impressora nem de longe se parecia com uma máquina elétrica, pelo contrário, era tocada no pé, com uma alavanca que subia e descia e ia, como mágica, engolindo uma folha em branco e devolvendo-a já impressa, do outro lado!

E assim circulou, por anos a fio, até que Vicente Lacativa conseguisse uma máquina elétrica, maior, mais “apessoada”. Foi um êxtase! Aí o jornal poderia circular três vezes por semana, já com mais notícias do Brasil, do mundo e… De Guaíra. O “velho Bichão” ficava horas a fio ouvindo seu radinho de pilha, anotando o que achava interessante, para depois transformar em notícias no seu pequeno jornal.

Ao lado da seriedade do “O Guaíra” fazia-se um jornalzinho menor, simpático, chamado de o “K…Peta”, que era composto mais por   letras de músicas,  de fofocas,  todas com rimas, que tinha o objetivo de arrancar o riso e fazer “graça” com as pessoas. Nunca ninguém achou ruim de ver seu nome impresso no “K…Peta”, nunca houve uma saia justa, pelo contrário, as pessoas ficavam envaidecidas  ao  ver seu nome no jornalzinho. Como ninguém tinha a capacidade de Vicente Lacativa para redigir um “K…Peta”, ele acabou ficando no esquecimento, sendo lembrado apenas por aqueles que guardaram algum exemplar como lembrança.

Agora, mudaremos novamente nossa versão. A partir dessa semana, lançamos um jornal maior, começamos com um colorido forte, bonito, com a circulação em três vezes por semana, até ajustarmos todas as arestas de um projeto que, hoje, se torna realidade.

Sabemos que muitos assinantes sentirão falta do nosso jornal, ali, todos os dias, na porta de sua casa. Sabemos que muitos gostam, ainda, de folhear as páginas, mesmo que alguns pensem: “não tem nada para ler”. O fato de ter “O Guaíra” no alpendre, todas as manhãs já era tão arraigado para alguns que se assemelha a esperar o filho chegando para o abraço matinal.

Estamos nos preparando para rumar aos 90 anos do nosso jornal, para tanto, você – colaborador, assinante, anunciante – é tão importante como qualquer máquina elétrica de impressão precisa e clara! Contamos com vocês!!!


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente