Eleições 2020: partidos devem definir seus candidatos durante as convenções

Siglas partidárias realizam os encontros nos próximos dias para anunciar definitivamente seus candidatos a prefeito, vice e vereadores

Política
Guaíra, 6 de setembro de 2020 - 09h51

Os partidos se preparam para as convenções que acontecem no município nos próximos dias. Nos encontros, que devem ocorrer até o dia 16, serão definidos os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

As reuniões são realizadas com o intuito de apresentar aqueles que disputarão o pleito; também é neste momento que o partido decide se vai participar da eleição majoritária (prefeitos e vice-prefeitos), proporcional (vereadores), ou ambas; sorteia os números com os quais os candidatos irão concorrer; entre outras decisões. Portanto, a convenção é uma das etapas mais relevantes do processo eleitoral.

Sem anunciar outra sigla para coligação, o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), com o pré-candidato a prefeito José Carlos Soares, deverá confirmar seus candidatos durante a convenção no dia 13 de setembro, às 09h.

Com José Eduardo Coscrato Lelis como pré-candidato a prefeito e Renato como vice: o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) fará a reunião amanhã (07), às 15h; o Democratas, no dia 10 de setembro, às 18h; e o Cidadania, também no dia 7, às 09h30.

Já os pré-candidatos Claudio Armani e Maurilia Landim terão as convenções do PMN (Partido da Mobilização Nacional) no dia 11 de setembro, às 10h; do PSB (Partido Socialista Brasileiro), dia 10/09, às 14h; e do Progressistas no dia 11, às 10h.

Com os pré-candidatos Dra. Bia Junqueira e Dr. Alaor, o Podemos, PRB (Partido Republicano Brasileiro), Patriota e PSL (partido Social Liberal) vão realizar suas convenções no dia 14.

O PT (Partido dos Trabalhadores) se reunirá no dia 13, para confirmar a candidatura de sete pré-candidatos a vereador.

Antecedência

Realizar as convenções nos primeiros dias do início do prazo pode ser um fator facilitador para a organização dos partidos, já que após a convenção e o envio da ata, as agremiações já podem gerar e encaminhar o pedido de registro dos candidatos à Justiça Eleitoral.

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, ressaltou a necessidade de partidos e candidatos não deixarem para a última hora a apresentação dos requerimentos de registro de candidatura, cuja data-limite é o dia 26 de setembro, uma vez que a sobrecarga nos dois últimos dias pode gerar transtornos e impedir o envio pela internet.

A entrega da documentação pela internet expira às 8h do dia 26 de setembro. Após esse horário, a entrega terá que ser presencial e agendada, exigindo deslocamento ao cartório e os devidos cuidados sanitários. O agendamento para atendimento presencial será feito pelos meios informados por cada TRE e cartórios eleitorais, e estará disponível das 8h30 às 19h. O atendimento será marcado conforme a ordem de chegada dos pedidos – o interessado não poderá escolher o horário.

Depois de receber os requerimentos, a Justiça Eleitoral valida a documentação e a encaminha à Receita Federal para emitir o CNPJ. Tendo CNPJ e o registro, os candidatos já podem abrir conta corrente da campanha e estão aptos para iniciar a arrecadação de recursos após o dia 26 de setembro.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Política
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente