Em entrevista, Edvaldo Morais conta como estão as atividades da prefeitura neste início de ano

O prefeito em exercício assumiu a prefeitura enquanto os reeleitos José Eduardo e Renato Moreira continuam afastados por determinação do Tribunal de Justiça

Política
Guaíra, 10 de janeiro de 2021 - 13h00

O ano de 2021 começou agitado para Guaíra. Logo em seu primeiro dia como presidente da Câmara, Edvaldo Morais assumiu a prefeitura da cidade, já que José Eduardo e Renato Moreira, reeleitos pela população para o mandato de 2021 a 2024, continuam afastados por determinação do Tribunal de Justiça, devido às investigações do Gaeco na Operação Golpe Baixo, que envolve a secretaria municipal de educação, esporte e cultura.

Edvaldo, que já passou pelo governo como vice-prefeito e vereador por diversas vezes, mostrou tranquilidade e experiência para falar das decisões que estão sendo tomadas pela administração municipal nesta última semana. O prefeito em exercício ainda comentou dos problemas enfrentados, como é o caso da coleta e destinação de lixo doméstico de Guaíra. Confira a entrevista concedida ao Jornal O Guaíra.

Como é assumir a prefeitura neste momento tão difícil devido ao afastamento do prefeito José Eduardo e vice Renato?

Por um lado, difícil devido o afastamento de José Eduardo, mas, por outro, fácil, pois a cidade está redondinha.  Agora, é focar na limpeza pública e se preocupar com a pandemia da COVID-19, a população deve continuar se prevenindo com uso de máscara, distanciamento social e utilização de álcool em gel. Saúde sempre em primeiro lugar.  Com a intensificação da limpeza pública, estamos combatendo a Dengue. Estamos investindo na roçada dos terrenos, na saúde das pessoas e é isso que estarei fazendo até o prefeito José Eduardo voltar.

Nossa cidade está muito bem cuidada e boa para se viver. Falta realizar uma operação tapa buraco em algumas ruas em que não foram recapeadas, com buracos localizados, e cuidar de todos os setores. Estou fazendo isso e vou fazer até o dia em que o prefeito José Eduardo voltar à frente da Prefeitura.

Assumir uma cidade como está Guaíra ,com todos os setores trabalhando, posso dizer que poucos municípios do Brasil estão com essas condições.

É importante destacar que a Prefeitura tem que fazer a sua parte e a população também fazer a sua. Nós temos 4.800 terrenos na cidade de terceiros e as pessoas têm que cuidar do seu patrimônio, não é só obrigação da Prefeitura em cuidar. Existe proprietário que tem 30 terrenos, essa semana, eu conversei com o empresário Antonio Manoel da Silva Júnior, que tem um número grande de terrenos e já está cuidando dos terrenos, inclusive com três tratores fazendo a roçada em suas áreas e os outros proprietários têm que seguir o exemplo.  Cada um tem que cuidar do que é seu! Não deixar por conta da Prefeitura, pois acaba prejudicando as pessoas que residem próximo ao terreno baldio, com o surgimento de um criadouro de Dengue e animais peçonhentos no local e prejudicar a saúde da nossa comunidade.

Se cada morador dedicar alguns minutos para arrancar o mato em frente a sua residência, os 59 bairros da cidade estarão com as calçadas limpas e o pessoal que faz a varrição recolhe. É fácil limpar a cidade com a colaboração de todos. Agora, se deixar 16.600 casas para administração pública limpar o mato das calçadas e limpar 4.800 terrenos, a Prefeitura não dá conta. O município tem 200 terrenos, sendo 100 de áreas institucionais e 100 de áreas verdes e nessa próxima semana terminaremos e depois faremos os particulares. Primeiramente iremos autuar os proprietários, multar e depois fazer a limpeza, pois existe uma legislação e temos que segui-la.

Quais foram suas primeiras ações como prefeito interino?

Nesse primeiro momento, consegui junto a alguns produtores rurais, que são sempre companheiros,  empréstimo de tratores para intensificar a limpeza das áreas públicas do município. Nós temos uma cidade com muitas áreas verdes: nosso Parque Maracá, 200 áreas institucionais e 4.800 terrenos particulares e precisa ter uma estrutura grande para manter. O final do ano correu um pouco frouxo e estamos sem estrutura, porque muitos funcionários tiraram férias, tivemos feriados prolongados (Natal e Ano Novo) e as chuvas, que graças a Deus chegaram  ajudando nossos agricultores, já  que Guaíra é economicamente agrícola, mas o mato cresce e o serviço triplica.  Plantamos os Ipês – um sonho meu de muitos anos – na saída da vicinal Joaquim Garcia Franco.  Serão plantados ao todo 500 Ipês e as mudas são da Secretaria Municipal de Agricultura, produzidas em nossa cidade e estamos fazendo a nossa parte.

Já assinamos, na última quarta-feira (6), a ordem de serviço da empresa responsável pela coleta de lixo doméstico para realizar a coleta, transportar e dar a destinação final do lixo e até a próxima semana eu assino também outra ordem serviço para a retirada do lixo localizado na área adjacente do antigo aterro sanitário, que por força da Lei não tínhamos condição de dar o destino final, mas na próxima semana o problema será resolvido e  a nossa cidade continuará andando normalmente.

Como você pretende administrar a prefeitura e guiar os funcionários públicos?

Sempre com muito diálogo, respeito e educação. Tenho visitado os setores públicos e dentro do quadro de funcionários públicos em cargo de confiança e Função Gratificada  são 75%  servidores públicos  e apenas  20 funcionários que não pertencem ao funcionalismo público e foram nomeados em cargo de confiança. Eu vou e eles ficarão. Onde acho que o servidor tenha mais dificuldade em produzir, mas possa render em outro setor, estou mexendo. Preciso que alguns secretários rendam um pouco mais e, de repente, possam melhorar algum setor; fazendo esse remanejamento, tenho certeza que haverá um melhora em alguns setores, principalmente nos Departamentos de Compras e Engenharia, onde  estamos tendo algumas dificuldades  devido ao afastamento de alguns servidores de licença saúde e licença gestante. Não podemos perder funcionários, principalmente nesses dois setores. Estou mexendo em algumas pessoas, sem magoar ninguém e com muito respeito aos nossos mais de 1.000 funcionários públicos e pelo  o tempo em que ficar à frente da Prefeitura irei continuar dialogando e entendendo que estou de passagem,  mas essa passagem, se trabalharmos em conjunto, nossa cidade estará melhor a cada dia.

O que a população e os funcionários podem esperar de Edvaldo como prefeito?

Esforçado sempre. Desde pequeno sempre trabalhei muito e em várias áreas simultaneamente; e aqui na Prefeitura não é diferente. Levanto cedo e rodo a cidade, às vezes as pessoas nem acordaram ainda, estou andando pela cidade e já sei onde estão os problemas.

O nosso secretariado sabe disso, quando são 7 horas da manhã já conversei com quase todos eles e já sei quais os planos de trabalho de cada equipe e aí conversamos para decidirmos a melhor forma de executar o  trabalho. Estou fazendo todos os dias essa rotina e continuarei fazendo, apresentando resultados em conjunto, porque ninguém faz nada sozinho. Não adianta ficar trancado dentro do gabinete, tenho que saber onde cada equipe está, qual o trabalho que está sendo realizado para que possamos conversar e ver quais os melhores caminhos para resolver os problemas da cidade.

Sempre fui esforçado, trabalho muito, não bambearei a corda de maneira alguma e qualquer hora da noite e do dia que precisar mim estarei em pé. Eu sei que estarei aqui por muito pouco tempo, mas já estive como vice-prefeito por 4 anos e mostrei o meu trabalho.

Fui um dos que mais trouxe recursos da história de Guaíra. Na próxima semana, estarei agendando uma visita a São Paulo, no Palácio do Governo, para finalizar alguns recursos para nossa cidade, inclusive um ônibus para a Educação; já está alinhado para receber esse benefício.

 



OUTRAS NOTÍCIAS EM Política
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente