No último dia 09 de janeiro de 2025, o empresário Guaírense Léo Andrade, Piloto Expedicionário de Voo com Paramotor, concluiu uma grande expedição de voo de paramotor.
A decolagem inicial no dia 04 de janeiro aconteceu em Itanhaem-SP e após 6 dias de voo pousou na cidade de Chuy – Uruguai no dia 09 de janeiro, fronteira com o Brasil.
“Foram 1.200km voados em 6 dias, totalizando 25h de voo” conta o Piloto Léo Andrade.
Sendo uma expedição de distância, voamos por vários estados do pais, passamos já no primeiro dia do estado de São Paulo pra o Estado do Paraná, foi incrível e com muita aventura. A condição meteorológica inicial era desafiadora, mas com muita garra encaramos, porque sabíamos que nas próximas etapas as condições ficariam favoráveis, explica o Piloto.
No segundo dia já passamos ao estado de Santa Catarina, onde ocorreu um evento municipal de voo na cidade de Balneário Piçarras-SC, com show e muita curtição com os amigos.
O terceiro dia foi mais tranquilo com um voo mais curto de 2h dentro o estado de Santa Catarina.
O Quarto dia se deu com 7h de voo e atravessamos para o estado do Rio Grande do Sul, onde dormimos em uma vila de pescador chamada Farol da Solidão – RS.
No quinto dia chegamos a maior praia do mundo chamada Praia do Cassino, que se inicia na cidade de Cassino-RS. A praia do Cassino tem 250km de extensão e o mais legal é que os veículos de apoio acompanham os pilotos pela areia da praia, que se parece com uma rodovia. “Os carros e até caminhões trafegam próximo a agua, é algo surreal porque isso se estende por 250km” comenta o piloto. Também acampamos no início da praia do Cassino em meio as dunas.
O sexto dia foi marcado pelo voo na praia do Cassino, onde concluímos a expedição em um evento municipal de voo na cidade Santa Vitoria do Palmar – SC, mais precisamente no Balneário de Hermenegildo. “Sem dúvida ter uma recepção calorosa, toda cidade em festa para receber os pilotos, foi memorável”.
A expedição começa um bom tempo antes com todo planejamento, manutenção e organização de equipamentos e mantimentos. Fazemos adaptações para ter mais combustível e conseguir cumprir maiores distancia, isso aumenta muito o peso do equipamento, tornando tudo mais difícil. O piloto relata que tudo gira em torno das paradas estratégicas para reabastecimento, alimentação, hidratação e descanso. Tudo isso depende muito do carro de apoio, “tivemos um apoio excepcional, agradeço minha namorada Laurinha pelo apoio incondicional” o piloto precisa que o carro de apoio esteja nos pontos determinados, incrementa o piloto. “Além disso contei com um parceiro de voo experiente e destemido Fabiano Alonso, “trabalhamos bem em equipe esse é o segredo” Equipe Norte Paulista: Léo Andrade, Fabiano Alonso e Lauriane Luiza.
Agradeço a Deus por me proporcionar tamanha realização, muitas vezes você precisa mais de fé ao invés de coragem. Quero agradecer meus apoiadores e patrocinadores que viabilizaram a realização desse feito: Gramas Invernadinha, Rancho J7, Fraternidade e Luz 3602, Flow Paragliders, Ame Closet e AG Peças Agrícola.